Na manhã desta quinta-feira,07, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE), em conjunto com a Polícia Judiciária Civil, deflagrou a Operação Gomorra, visando desmantelar um esquema criminoso envolvendo fraudes licitatórias na Prefeitura de Barão de Melgaço, município localizado no interior de Mato Grosso.
Seis mandados de prisão temporária e 11 de busca e apreensão estão sendo cumpridos na operação, que mobilizou 70 policiais civis, entre investigadores e delegados.
O esquema investigado envolve membros da administração municipal, empresários e quatro empresas pertencentes a um mesmo grupo familiar, responsáveis pela locação de sistemas administrativos para o departamento de frotas da Prefeitura. As investigações apontam para uma organização criminosa dedicada a fraudar licitações e desviar recursos públicos.
A operação recebeu o nome de "Gomorra", em referência à operação "Sodoma", deflagrada em 2015 e que também envolvia fraudes licitatórias no estado, durante a gestão do ex-governador Silval Barbosa. Um dos denunciados na época voltou a ser investigado nas apurações atuais.
O Naco, grupo especializado do MPE, segue apurando os detalhes do esquema, com o objetivo de garantir a responsabilização dos envolvidos e o retorno dos recursos públicos desviados.