Nesta segunda-feira (18), os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Flávio Dino foram agraciados com o título de Cidadão Mato-grossense, em solenidade realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A honraria, proposta pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), foi aprovada em 9 de maio, mas não sem polêmicas.
O deputado Gilberto Cattani (PL), ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia e crítico da iniciativa, tentou anular a concessão dos títulos. Cattani alegou que a aprovação ocorreu de forma irregular, sem transparência, em uma reunião extraordinária com a participação de suplentes. Após a publicação das homenagens no Diário Oficial, ele apresentou dois projetos para revogar os atos, mas sem sucesso.
Barranco defendeu as honrarias, destacando a relevância dos trabalhos de Moraes e Dino para o país e para Mato Grosso. A atuação dos ministros ganhou notoriedade após a condução de processos e condenações relacionadas aos atos antidemocráticos ocorridos em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023.
Além da cerimônia, Moraes, Dino e o decano do STF, Gilmar Mendes, estão no estado para participar do seminário “35 anos da Constituição de Mato Grosso”. O evento, promovido pela Assembleia Legislativa em parceria com a Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP), celebra o marco constitucional e reúne autoridades de diversas áreas.
A entrega dos títulos reflete o cenário político polarizado, mas também destaca o reconhecimento de lideranças por suas contribuições para o fortalecimento das instituições democráticas.
LEONILDA DE SOUZA 18/11/2024
Glorioso Deus Pai, em nome de Jesus Cristo abençoe Cuiabá MT com sua Luz Divina, que nenhuma nuvem escura fique em nossa cidade!
1 comentários