A ex-deputada federal e atual diretora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rosa Neide, oficializou sua candidatura à presidência do PT em Mato Grosso. O anúncio foi feito neste domingo (23), durante reunião da corrente majoritária Construindo Um Novo Brasil (CNB).
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Rosa Neide afirmou: “Estou aqui com esses companheiros e muitas companheiras que estiveram conosco agora nesta reunião e, atendendo o pedido de todos, me coloco à disposição do Partido dos Trabalhadores para me candidatar à presidência do partido para os anos que virão”. Ela destacou a importância de organizar o partido e estar à frente dos desafios. Rosa Neide é filiada ao PT há 43 anos e recebeu o apoio de importantes figuras do partido, como o sindicalista Henrique Lopes, o deputado estadual Valdir Barranco e o ex-prefeito de Juína Altir Peruzzo, todos membros da CNB.
Valdir Barranco, que ocupa a presidência do PT no estado há 8 anos, anunciou que não buscará a reeleição. Em entrevista, ele explicou: “Decidi não concorrer ao Processo de Eleição Direta (PED), que acontecerá em julho, por uma decisão pessoal. Já cumpri minha contribuição e organizamos o partido e suas finanças durante um dos períodos mais difíceis da história do PT”.
Apesar de haver expectativa de outras correntes, como a liderada pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT), lançarem candidatos, Rosa Neide é vista como a favorita. A CNB, que controla 70% das cadeiras do diretório, tem uma presença consolidada no comando do partido.
O novo presidente do PT em Mato Grosso terá a responsabilidade de organizar a legenda para as eleições gerais de 2026.