menu
19 de Setembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
19 de Setembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024, 08:20 - A | A

Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024, 08h:20 - A | A

COMBATE AS QUEIMADAS

Fábio Garcia afirma que MT aguarda R$ 18 milhões do Governo Federal para combater queimadas

 

O Governo de Mato Grosso aguarda a liberação de R$ 18 milhões por parte do Governo Federal, que serão destinados ao combate às queimadas no estado.

 

O recurso é essencial para a contratação de aviões, caminhões-pipa e a compra de equipamentos de proteção individual para as equipes de brigadistas e o Corpo de Bombeiros.

 

A solicitação foi feita após o reconhecimento da situação de emergência no estado devido ao aumento expressivo das queimadas.

 

Segundo Fábio Garcia, secretário-chefe da Casa Civil, o Estado tem atuado fortemente para controlar os focos de incêndio, mas as condições climáticas severas, marcadas por uma seca histórica e temperaturas extremas, têm dificultado o combate.

 

“Estamos enfrentando a maior seca da história do Brasil, e a situação se agrava com o tempo seco e os incêndios criminosos, que já resultaram na prisão de 17 pessoas este ano”, explicou Garcia.

 

Com mais de 58 municípios em situação de emergência, as prefeituras estão autorizadas a solicitar diretamente ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) o auxílio financeiro necessário para lidar com os incêndios florestais.

 

O secretário também ressaltou que a crise hídrica é um problema global, afetando várias regiões, como Goiás, Mato Grosso do Sul, além de países vizinhos como Bolívia e Peru, todos enfrentando dificuldades semelhantes no combate às chamas.

 
 
 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.


Comente esta notícia

Maria Das Graças Andrade Bueno 12/09/2024

Qdo o dinheiro chegar mato grosso, não + vai existir. Qta demora pra se tomar providências, de um caso urgente como este. Facil ficar nos gabinetes no ar condicionado, enquanto a população sofre.

positivo
0
negativo
0

1 comentários