O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), fez duras críticas à decisão do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciou uma sobretaxa de 10% sobre produtos importados do Brasil. Para Mendes, a medida ameaça desestabilizar o comércio global e exige uma resposta firme do governo brasileiro.
“Trump está gerando uma confusão no cenário internacional. Essa estratégia tem potencial para desestabilizar o comércio mundial e provocar um efeito cascata de inflação em vários países”, alertou o governador em entrevista à imprensa.
Mendes destacou que a medida impacta diretamente setores estratégicos da economia brasileira, como o agronegócio — principal motor econômico de Mato Grosso. Segundo ele, a tarifa pressiona os preços nos EUA e prejudica países exportadores.
“Não podemos aceitar esse tipo de tarifa sem uma resposta à altura. O governo federal deve agir com reciprocidade para proteger a economia brasileira e evitar que sejamos contaminados por essa inflação global que pode surgir”, afirmou.
O governador também comparou a política tributária dos EUA com a de Mato Grosso, destacando que o estado tem o menor ICMS do país. Aproveitou ainda para criticar isenções para viajantes internacionais. “Não é justo penalizar pequenas compras enquanto viajantes internacionais mantêm isenção de até mil dólares”, disse.
As declarações de Mendes somam-se às preocupações crescentes entre autoridades e especialistas em comércio internacional. Caso a tarifa se mantenha, o Brasil poderá rever sua postura diplomática e econômica em relação aos Estados Unidos.
Nelson Alberto Pulice 07/04/2025
Não satisfeitos com a Globalização, ou melhor, outra colonização, porém, virtual, agora os USA querem nos escravizar! Por que não penalizam apenas os Europeus e Chineses? Estes enchem os USA de bugigangas, enquanto os Europeus discriminam os produtos AMERICANOS!
1 comentários