menu
15 de Outubro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
15 de Outubro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Segunda-feira, 14 de Outubro de 2024, 14:06 - A | A

Segunda-feira, 14 de Outubro de 2024, 14h:06 - A | A

INCONSTITUCIONAL

Mauro veta criação da Agência Estadual das Mudanças Climáticas em MT por inconstitucionalidade

A justificativa do veto foi a alegação de inconstitucionalidade, conforme avaliação da Procuradoria Geral do Estado (PGE)

 

Nssta segunda-feira,14, governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), vetou integralmente o projeto de lei que criaria a Agência Estadual das Mudanças Climáticas, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado (ALMT).

 

A justificativa do veto foi a alegação de inconstitucionalidade, conforme avaliação da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

 

Segundo o governo, o Legislativo invadiu a competência do Executivo ao propor a criação de uma nova autarquia pública, o que configuraria ingerência administrativa.

 

A nova agência teria como objetivo coletar dados científicos sobre as mudanças climáticas e formular políticas públicas voltadas ao combate e mitigação de seus efeitos no estado, que já enfrenta desafios ambientais graves.

 

No entanto, segundo Mendes, o projeto não apresentou estimativa de impacto orçamentário, tornando inviável a sua implementação sem comprometer o Tesouro Estadual.

 

A proposta, de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSD), incluía 145 objetivos, como a redução das emissões de gases de efeito estufa e a promoção do uso de energias renováveis.

 

Agora, o veto será analisado pelos deputados estaduais, que podem decidir pela manutenção ou derrubada.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.


Comente esta notícia