menu
16 de Setembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
16 de Setembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Terça-feira, 03 de Setembro de 2024, 13:44 - A | A

Terça-feira, 03 de Setembro de 2024, 13h:44 - A | A

NOTÍCIA BOA

Mendes dá ordem para retomada de transplante de rim em MT

 

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, deu um importante passo na área da saúde do Estado ao emitir, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), a ordem de serviço para a retomada dos transplantes de rim.

 

A medida foi tomada nesta segunda-feira,02, e permite que o Hospital São Mateus, em Cuiabá, credenciado pelo Chamamento Público nº 002/2024, volte a realizar esse procedimento essencial para muitos mato-grossenses.

 

Após a emissão da ordem de serviço, as próximas etapas incluem a realização de avaliações clínicas de pacientes e a construção de uma lista única de pessoas aptas para o transplante renal no Estado.

 

"A reativação desse serviço é mais uma boa notícia para a Saúde em Mato Grosso. Vivi isso na pele e tive a benção de ser compatível e poder doar o rim para a minha esposa. É uma imensa alegria saber que muitos mato-grossenses, especialmente aqueles que não possuem recursos financeiros, também poderão salvar vidas e ter suas vidas salvas com a disponibilidade do transplante aqui no nosso Estado”, afirmou o governador Mauro Mendes.

 

A primeira-dama, Virginia Mendes, que também foi beneficiada por um transplante renal em 2014, destacou a importância da medida: “A assinatura deste contrato marca um passo decisivo para Mato Grosso e para todos os cidadãos que esperam por uma nova chance de vida. Saber que mais famílias terão a oportunidade de passar por esse processo com o suporte necessário, sem precisar sair de Mato Grosso, nos conforta. Deus abençoe todas as pessoas envolvidas, especialmente o secretário Gilberto Figueiredo e sua equipe, esse era um desejo do meu coração”.

 

Gilberto Figueiredo, secretário de Estado de Saúde, ressaltou o esforço da atual gestão para a retomada dos transplantes renais no Estado, destacando a prioridade dada a essa demanda. Segundo ele, o governador Mauro Mendes, ele próprio um doador de rim, compreende profundamente a importância desse serviço.

 

“Estamos contentes de poder efetivar um novo contrato para restabelecer o transplante de rim no Estado, mas também entendemos que esse é só o primeiro passo para a efetiva retomada dos transplantes”, acrescentou Figueiredo.

 

Atualmente, cerca de 2 mil pacientes em Mato Grosso estão em tratamento nos serviços de hemodiálise, e estima-se que entre 40% a 50% deles tenham indicação para o transplante renal.

 

No entanto, o número exato de pacientes aptos ao procedimento será determinado após a avaliação clínica e a realização do protocolo pela equipe do Hospital São Mateus.

 

O médico nefrologista e diretor técnico do Hospital São Mateus, Jonathan Feroldi, comemorou a contratualização com o Governo do Estado, destacando a importância do retorno dos transplantes de rim para a população e mencionando a possibilidade de expansão para outras modalidades de transplante no futuro.

 

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.


Comente esta notícia