O Governo de Mato Grosso apresentou, nesta segunda-feira (25), uma série de iniciativas sob o programa "Tolerância Zero ao Crime", que visa especificamente o combate às facções criminosas no estado.
O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa com a presença do secretário de Segurança Pública, César Roveri, que destacou a importância da união de esforços entre diferentes órgãos para enfrentar a criminalidade.
Uma das principais ações do programa é a criação do Comitê Integrado do Combate ao Crime Organizado, que será presidido pelo governador Mauro Mendes (União). O Comitê se reunirá a cada 15 dias às segundas-feiras, no Palácio Paiaguás, para avaliar os resultados das ações implementadas.
Além do governador, participarão do grupo diversos secretários e representantes das forças de segurança, incluindo o novo secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzolato, e um promotor do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
"Na reunião apresentaremos resultados, propostas, análises de inteligência, e o que estamos avançando dentro desse pacote contra o crime organizado. Isso vai dar uma transparência maior”, afirmou Roveri.
A proposta é que todos os membros, incluindo os convidados do Ministério Público e da Defensoria Pública, colaborem com sugestões para aumentar a eficácia das iniciativas de combate ao crime.
Entre as medidas anunciadas estão:
Criação da Secretaria de Justiça, com a liderança do delegado Vitor Hugo Bruzolato Teixeira.
Centro de Monitoramento Externo do Sistema Penitenciário, que contará com a instalação de mais de 40 câmeras do programa “Vigia Mais MT” nas unidades prisionais.
Novas delegacias da Polícia Judiciária Civil, incluindo uma Delegacia de Roubos e Furtos em Lucas do Rio Verde e três delegacias voltadas ao combate ao crime organizado.
Coordenadorias dentro da Polícia Judiciária Civil, com foco no combate ao crime organizado e na recuperação de ativos.
Nomeação de 94 novos policiais civis, abrangendo delegados, escrivães e investigadores.
Convocação de 245 novos militares, que incluirão alunos soldados e alunos oficiais do Corpo de Bombeiros.
Nomeação de 55 policiais penais** em diferentes localidades do estado.
Edson Camargo 25/11/2024
Que tenhamos sucesso nesse empreendimento. O nosso governador pode contar com o nosso apoio. Parabéns pela iniciativa primeira dentro do nosso estado.
1 comentários