O município de Várzea Grande, em Mato Grosso, continua enfrentando altos números de casos de dengue, zika e chikungunya, apesar das estratégias de prevenção e combate implementadas desde janeiro deste ano. Para reforçar o combate às arboviroses, a prefeita Flávia Moretti (PL) prorrogou por mais 90 dias o decreto n.º 31/2025, que mantém a Situação de Emergência em Saúde Pública na cidade, seguindo a orientação técnica do Ministério da Saúde. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso nesta quarta-feira, 26 de março.
Apesar de uma redução de 60% nos atendimentos nas unidades de saúde, os registros de casos continuam elevados. No início de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde contabilizou o pico da crise epidemiológica, com 690 casos de arboviroses, dos quais 8 evoluíram para óbito e 2 seguem em investigação. Até a última semana, foram registrados 478 atendimentos, refletindo a redução significativa.
A medida foi tomada com base na orientação do Centro de Operações de Emergências (COE) do governo federal, que prevê um aumento nos casos entre o final de março e início de abril, conforme dados do ano anterior. A secretária de saúde, Deisi Bocalon, reforçou a importância da colaboração dos cidadãos na limpeza de terrenos, quintais e jardins, evitando focos de água parada, condição ideal para o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti.
Ações de combate intensivas têm sido realizadas desde fevereiro, com uma força-tarefa composta por Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, Vigilância Sanitária e Zoonoses, além do apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável. O trabalho abrange mais de 20 bairros da cidade, com 14 mil imóveis vistoriados até o momento. A iniciativa já envolveu cerca de 900 agentes, e as atividades continuam, com a expectativa de se estender até o final de maio, período de estiagem.
Carlos Valadares, superintendente da Vigilância em Saúde, destacou que o trabalho será mantido para garantir a continuidade das ações de prevenção e controle, até que a situação se estabilize.