O asteroide 99942 Apophis, conhecido como "Deus do Caos", se aproximará da Terra no dia 13 de abril de 2029. Com 340 metros de diâmetro, o astro será visível a olho nu para quem estiver no hemisfério oriental.
Apesar de ter sido considerado uma possível ameaça quando foi descoberto em 2004, especialistas garantem que não há motivo para alarme, pois não há risco de impacto com o planeta.
O Apophis foi inicialmente classificado como um dos asteroides que mais poderiam representar perigo à Terra devido à sua trajetória, mas novos estudos descartaram qualquer risco de colisão no futuro próximo.
Segundo a Nasa, observações realizadas durante um sobrevoo distante em março de 2021 confirmaram que, com base nas trajetórias calculadas, o risco de impacto em 2029 e em uma aproximação futura em 2036 foi totalmente descartado.
O astrônomo Davide Farnocchia, do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) da Nasa, afirmou em 2021 que cálculos atualizados garantiram que não há risco de impacto com a Terra por pelo menos os próximos cem anos.
Embora o Apophis tenha sido identificado inicialmente como uma ameaça, a passagem do asteroide será segura e não representará nenhum perigo.
No entanto, à medida que o asteroide se aproxima da Terra em 2029, ele passará a cerca de 32 mil quilômetros do planeta, o que causará um leve desvio de sua trajetória devido ao campo gravitacional da Terra. Esse desvio pode gerar tremores no asteroide, mas não afetará a Terra de maneira significativa.
A observação do Apophis será possível a olho nu, e quem estiver no hemisfério oriental terá a oportunidade de vê-lo sem a necessidade de telescópios ou binóculos.
Embora as imagens do asteroide capturadas até agora sejam pixeladas, elas foram feitas com radar quando o Apophis estava a uma distância de 17 milhões de quilômetros da Terra, cerca de 44 vezes a distância entre a Terra e a Lua.
Segundo a cientista Marina Brozovic, do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato), se tivéssemos binóculos poderosos como o radar utilizado, seria possível observar detalhes tão finos quanto ler um cardápio de restaurante em Nova York a partir de Los Angeles.
Embora o Apophis tenha se tornado uma preocupação inicial devido à sua trajetória, a Nasa assegura que não há mais qualquer risco iminente de impacto.
O asteroide fará sua aproximação segura em 2029, e os astrônomos continuam monitorando sua trajetória, oferecendo mais segurança sobre os próximos passos desse visitante do espaço.