Protagonistas do episódio mais insólito e marcante das eleições municipais de 2024, o empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB) e o jornalista José Luiz Datena (PSDB), que agrediu o rival com uma cadeira durante um debate em plena campanha eleitoral, têm tudo para ser colegas de trabalho a partir do ano que vem.
Marçal, que não esconde o desejo de voltar a disputar eleições em 2026, está em fase final de negociações com o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), emissora fundada por Silvio Santos (1930-2024) – que recentemente contratou Datena para comandar um programa nos finais de tarde.
O ex-candidato à prefeitura de São Paulo (SP) pelo PRTB deve comandar a nova versão do programa Casos de Família, que vai reestrear na grade de programação da emissora no início de 2025. Marçal, inclusive, fez testes para a futura atração no último domingo (15), nos estúdios do SBT.
Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, o influenciador já conta com o apoio de eventuais patrocinadores, como a rede de lojas Havan, do empresário Luciano Hang, que gostaria de associar sua marca ao programa. O diretor artístico e de programação do SBT, Mauro Lissoni, também teria aprovado o nome de Marçal para pilotar a atração.
O novo Casos de Família, que marcou época no SBT no início dos anos 2000, deve ser exibido na faixa das 16 horas, justamente antes do Tá na Hora, programa apresentado por José Luiz Datena – que estreou na emissora no dia 9, após deixar a TV Bandeirantes após mais de duas décadas. Isso significa que Marçal “passaria o bastão” da audiência do SBT a Datena, que assumiria logo na sequência.
A expectativa da emissora é a de que os últimos detalhes do contrato de Marçal sejam concluídos até o fim deste ano. A estreia do Casos de Família está prevista para março de 2025, logo depois do Carnaval.
No sábado (14), Pablo Marçal publicou um vídeo em sua conta oficial no Instagram em que aparece nas gravações de um programa no SBT. As imagens registram o momento da chegada do empresário à emissora, de helicóptero, para fazer os testes como apresentador.
Marçal também aparece conversando e tirando fotos com funcionários do SBT. “Primeiro dia de CLT aqui no SBT”, diz o ex-candidato a prefeito.
O programa Casos de Família foi criado em 2004 e ganhou destaque na programação do SBT ao mostrar conflitos do cotidiano entre casais, familiares, vizinhos e colegas de trabalho, que compartilham suas histórias com a plateia.
A “cadeirada” de Datena em Marçal
Apesar da baixíssima votação e da participação discreta na campanha eleitoral de 2024, José Luiz Datena protagonizou um dos momentos mais marcantes da eleição na maior cidade do Brasil.
Irritado com as provocações do adversário Pablo Marçal, o candidato do PSDB perdeu o controle e agrediu o rival com uma cadeira, em pleno debate promovido pela TV Cultura, no dia 15 de setembro.
Datena foi expulso do programa, enquanto Marçal também não pôde continuar – e saiu da sede da emissora diretamente para o hospital.
Ao comentar o episódio, em várias entrevistas após a agressão, Datena disse que não se orgulhava do ato, mas também não se arrependia.
“Pablo Marçal demonstrou, em todas as situações em que teve oportunidade, sua falta de caráter. Demonstrou, ainda, que é uma ameaça à cidade de São Paulo. Será detido no voto. Mas, a despeito disso, precisava também ser contido com atos. Foi o que eu fiz”, justificou o então candidato.
No primeiro turno da eleição em São Paulo, em outubro, Marçal foi o terceiro colocado, com 28,14% dos votos válidos (mais de 1,7 milhão de votos). Ele ficou atrás de Ricardo Nunes, do MDB (29,48%), e Guilherme Boulos, do PSOL (29,07%). No segundo turno, Nunes foi eleito com mais de 59% dos votos válidos.