José Luiz Datena não faz mais parte do quadro de funcionários da Band. Após 20 anos de trajetória na emissora paulista, o apresentador e jornalista encerrou seu contrato com a empresa, conforme confirmado pela própria Band ao portal Metrópoles.
Em nota, a Band agradeceu o apresentador pelos anos de serviço e reafirmou o carinho e a amizade com o jornalista. "Em comum acordo, Band e o apresentador José Luiz Datena encerram o contrato. Datena comandou com sucesso e grande audiência durante anos o programa Brasil Urgente, assim como participou brilhantemente de coberturas esportivas e programas de entretenimento", diz o comunicado. A emissora ainda ressaltou o "enorme êxito" de Datena, que integrou o Grupo Bandeirantes por mais de duas décadas.
O fim do contrato coincide com uma mudança já prevista pela emissora: Datena não retornaria ao comando do Brasil Urgente, programa policial que ele liderou por mais de 20 anos. Em seu lugar, o filho de Datena, Joel, assumirá a apresentação do programa.
A saída de Datena da Band também ocorre após sua tentativa de disputar a prefeitura de São Paulo nas últimas eleições municipais. Candidato pelo PSD, Datena obteve menos de 2% dos votos, ficando em quinto lugar. Sua campanha ficou marcada após uma agressão física envolvendo seu concorrente Pablo Marçal, que também era candidato à prefeitura de SP.