menu
18 de Dezembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
18 de Dezembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

BRASIL Terça-feira, 17 de Dezembro de 2024, 15:43 - A | A

Terça-feira, 17 de Dezembro de 2024, 15h:43 - A | A

"BUTANTAN-DV"

Butantan protocola registro de 1ª vacina em dose única contra dengue

Em caso de aprovação na Anvisa, laboratório poderá disponibilizar cerca de 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde.

Conexão Política

 

O Instituto Butantan protocolou, nesta segunda-feira (16), junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), um pedido de registro para a primeira vacina de dose única contra a dengue em escala mundial.

Batizado de “Butantan-DV”, o imunizante teve seus ensaios clínicos concluídos em junho deste ano, após o acompanhamento de cinco anos do último participante, período que confirmou uma eficácia geral de 79,6% na prevenção de casos sintomáticos da doença.

De acordo com o Instituto, os dados da terceira fase do estudo, publicados na revista The Lancet Infectious Diseases, apontaram uma proteção de 89% contra as formas graves de dengue e aquelas que apresentam sinais de alerta. Os resultados também reforçam a segurança e a durabilidade do efeito protetor do imunizante por até cinco anos.

Se a Anvisa aprovar o registro, o Butantan prevê disponibilizar cerca de 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde ao longo dos próximos três anos. A estimativa é que um milhão de doses sejam entregues já em 2025. Nos anos subsequentes, 2026 e 2027, o Instituto planeja ampliar a oferta para atingir o volume total previsto. O custo da vacina, no entanto, ainda não foi divulgado.

Depois da análise pela Anvisa, a vacina passará pelo crivo da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC), que avaliará a possibilidade de inseri-la no SUS. Esse processo levará em conta critérios como os benefícios e os riscos de longo prazo para a população brasileira, bem como o impacto tecnológico que a adoção da vacina pode trazer para o sistema de saúde.

 
 
 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia