menu
07 de Setembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
07 de Setembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

BRASIL Quinta-feira, 25 de Julho de 2024, 09:35 - A | A

Quinta-feira, 25 de Julho de 2024, 09h:35 - A | A

SISTEMA CIBERNÉTICO

Ministério da gestão inovação aciona PF após suspeita de ataque hacker

O caso foi classificado como um "grave incidente de segurança cibernética" em um comunicado interno de caráter "urgente", levantando suspeitas sobre um possível ataque hacker

 

Na manhã da terça-feira, 23, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos registrou um "incidente de segurança cibernética" que comprometeu o funcionamento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), levando a instituição a acionar a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência para investigar a situação.

 

O caso foi classificado como um "grave incidente de segurança cibernética" em um comunicado interno de caráter "urgente", levantando suspeitas sobre um possível ataque hacker.

 

A Diretoria de Crimes Cibernéticos da Polícia Federal será a responsável pela investigação, que, até o momento, não resultou em procedimentos formais.

 

A corporação está monitorando o acontecimento e orientando as equipes do ministério sobre as ações a serem tomadas.

 

O SEI é uma plataforma essencial para a gestão de processos administrativos de nove ministérios e de outros dois órgãos, a Casa da Moeda e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

 

Essa ferramenta é vital para a administração pública, permitindo a gestão de documentos e processos eletrônicos em diversas áreas, como Fazenda, Povos Indígenas, Planejamento e Orçamento, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Previdência Social, Igualdade Racial, e Mulheres.

 

Além de impactar o SEI, o incidente afetou algumas funcionalidades do processo eletrônico nacional.

 

Contudo, o Ministério da Gestão assegurou que o portal Gov.br, que oferece uma série de serviços aos cidadãos, não foi comprometido.

 

Em um comunicado divulgado na quarta-feira, 24, o ministério informou que as equipes de tecnologia da informação estão trabalhando para restabelecer os serviços afetados o mais rapidamente possível.

 

Atualmente, o sistema permanece inacessível para usuários externos, gerando preocupações sobre a continuidade dos serviços públicos eletrônicos.

 

 
 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.


Comente esta notícia