Reflexões sobre bem-estar emocional no trabalho marcam o início do ano e destacam a importância de ambientes corporativos saudáveis
Ano Novo, novas metas, e incluir o cuidado com a saúde mental nessas resoluções é indispensável. No Brasil, 86% da população enfrenta algum transtorno mental, majoritariamente ansiedade ou depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esses desafios também impactam o ambiente de trabalho, sendo uma das principais causas de afastamentos no país, de acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A saúde mental, conforme definido pela OMS, não se resume à ausência de doenças, mas sim a um estado de satisfação em que o indivíduo consegue lidar com desafios, reconhecer suas habilidades, trabalhar de forma produtiva e contribuir para sua comunidade. Em um país onde 61% dos trabalhadores não se sentem satisfeitos em seus empregos, segundo pesquisa online do Infojobs, o tema é urgente.
Para iniciar o ano, a MRV, do grupo MRV&CO, realizou uma agenda sobre o tema. A palestrante Elayne Amorim, enfermeira especializada em saúde mental e segurança no trabalho abordou como pequenas atitudes diárias podem contribuir para uma vida mais feliz. “O primeiro passo é investir em autoconhecimento. Manter o bom humor e respeitar seus limites, contribuem para uma autogestão emocional eficaz”, explica.
Dayanne Campos, colaboradora do setor de Desenvolvimento Humano, compartilhou sua experiência com os colegas. “Percebi o quanto as emoções são determinantes para o nosso desempenho. A palestra é uma oportunidade de entender como lidar melhor com os desafios do dia a dia”.
Bem-estar e produtividade andam juntos – Os benefícios de priorizar a satisfação dos colaboradores não se restringem ao indivíduo. De acordo com o relatório “ROI do Bem-Estar”, do Wellhub, 85% dos líderes de Recursos Humanos observaram redução em afastamentos e licenças médicas após a implementação de programas de saúde mental.
No Brasil, 97% das empresas que mensuram o retorno dessas iniciativas relatam impactos positivos em engajamento e retenção de talentos. “Promover ações voltadas ao bem-estar fortalece nossa equipe e cria um ambiente onde todos podem crescer profissionalmente e se sentir valorizados”, reforça Amanda Borges, Gestora de Trade e Marketing da MRV em Mato Grosso”.
Janeiro Branco – Criada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão, a campanha busca ampliar a consciência sobre a importância da saúde mental. Embora o foco seja sensibilizar a sociedade de forma ampla, o mês também é uma oportunidade para discutir como o bem-estar emocional pode transformar ambientes corporativos.
Sobre MRV – Com 45 anos de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem o grupo MRV&CO. É considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. A companhia já entregou mais de 500 mil chaves. Hoje, mais de 1,6 milhão de pessoas vivem em um imóvel construído pela MRV.
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.