O início do ano letivo em Cuiabá trouxe desafios para algumas famílias atípicas da rede municipal de ensino, principalmente em relação à falta de Cuidadoras de Crianças com Deficiência (CADs). No primeiro dia de aula, algumas crianças não encontraram as mesmas profissionais que as acompanharam no ano anterior, o que gerou preocupação entre os pais.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), essa situação ocorreu devido a mudanças na distribuição das profissionais, influenciadas por fatores como novos horários, aumento de matrículas de alunos que ainda precisam passar por análise de laudos para receber acompanhamento e a preferência de algumas CADs por atuar em locais mais próximos de suas residências.
A secretária de Educação, Solange Dias, reconheceu as dificuldades enfrentadas pelas famílias e afirmou que a prefeitura está mobilizada para resolver os problemas pontuais o mais rápido possível.
"Nossa equipe de Educação Especial está de prontidão para ouvir os pais e encontrar soluções. A Secretaria está de portas abertas para acolher todas as crianças e prestar o suporte necessário às famílias que precisarem de informações e adequações", destacou.
Para agilizar as soluções e evitar informações desencontradas, a SME reforça a importância de os pais buscarem diretamente o órgão para esclarecer dúvidas e garantir o atendimento adequado para seus filhos.
Além disso, a prefeitura disponibilizou um espaço de acolhimento na sede da Secretaria para resolver demandas emergenciais. As famílias também podem entrar em contato pelos seguintes canais: ouvidoria da Educação: (65) 9 9217-0708, equipe de Educação Especial: (65) 9 9989-5562.
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.