A Prefeitura de Várzea Grande prorrogou por mais 90 dias o decreto nº 31/2025, que mantém a situação de emergência em Saúde Pública devido ao alto número de casos de dengue, zika e chikungunya no município. A medida segue orientação técnica do Ministério da Saúde e foi publicada no Diário Oficial dos Municípios nesta quarta-feira (26).
Apesar da redução de 60% nos atendimentos por arboviroses nas últimas semanas – passando de 1.200 registros no início de fevereiro para 478 –, os índices continuam elevados em todo o estado de Mato Grosso, o que justifica a continuidade da medida.
A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, reforça que a prorrogação atende a uma previsão técnica do Ministério da Saúde, que aponta aumento dos casos entre o fim de março e o início de abril. Ela pede o apoio da população para manter quintais, terrenos e jardins limpos, evitando água parada.
Desde o início da força-tarefa em fevereiro, mais de 14 mil imóveis foram vistoriados em cerca de 20 bairros da cidade. As ações, conduzidas por mais de 80 agentes de saúde, seguem até o fim do período chuvoso, previsto para maio, segundo a Vigilância em Saúde.
A Prefeitura afirma que continuará com as estratégias de prevenção e combate, com apoio da Vigilância Sanitária, Zoonoses, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável.
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.