menu
14 de Novembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
14 de Novembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

KHARINA NOGUEIRA Sábado, 09 de Novembro de 2024, 09:26 - A | A

Sábado, 09 de Novembro de 2024, 09h:26 - A | A

Convite

CASACOR MT: Uma imersão na ancestralidade até 8 de dezembro


A CASACOR Mato Grosso 2024 traz aos visitantes um mergulho nas diversas facetas da ancestralidade, tema que permeia os 28 ambientes da mostra e que estará aberta ao público até o dia 8 de dezembro.

Com a participação de renomados arquitetos, designers e artistas locais, a exposição resgata memórias, tradições e raízes culturais, reinterpretando o conceito de ancestralidade de maneira sofisticada e inovadora.

É um convite para revisitar as origens e se encantar com a poesia, o design e a história que moldam a identidade dos povos e dos espaços.

Cada ambiente reflete uma interpretação única da ancestralidade, explorando temas que vão desde as tradições e valores familiares até as técnicas e materiais antigos, mostrando como esses elementos podem ser integrados a propostas contemporâneas.

Na “Sala de Jantar”, assinada por Adriana Martins e Silvana Martins, por exemplo, a ancestralidade se apresenta em peças de arte exclusivas, luminárias indígenas e móveis que evocam memórias, como as cristaleiras da avó. Uma homenagem a Tereza de Benguela, a rainha negra do quilombo de Quariteré, em Vila Bela da Santíssima Trindade, ocupa lugar de destaque no espaço, remetendo ao orgulho da resistência e herança cultural.

Já a “Cozinha Ancestral” de Ana Lívero é um tributo às raízes indígenas e italianas da profissional. Integrando o rústico ao moderno, o ambiente conta com materiais de ponta e objetos de valor familiar, como fotos e utensílios que contam a história da imigração italiana e da ancestralidade indígena.

Nomes como Matheus Vieira, com a “Suíte Master”, também evocam histórias familiares, lembrando as tradições e a profissão de sua mãe costureira. O espaço incorpora elementos como o som de uma máquina de costura, cortinas que trazem as cartas de amor trocadas entre seus pais, além do azul – cor favorita de sua mãe.

No “Café O Sorriso do Gato”, de Nicholas Oher, vemos a ancestralidade em memórias de infância e nas referências à cultura afro-brasileira, enquanto a “Garagem GWM”, de Ayres Filho, traz uma homenagem ao avô do criador, valorizando objetos de época e tons terrosos que se fundem em um ambiente de sofisticação e aconchego.

A fachada da mostra, chamada “Memórias da Água” e projetada por Claudia Romeiro, Jaqueline Pessoa e Marcela Lopes, surpreende ao unir arte e natureza, com um mural em forma de rio e vasos pintados por indígenas da etnia Bakairi, ressaltando a conexão com a água como símbolo de vida e continuidade.

A diversidade de abordagens é um dos destaques desta edição, fazendo da CASACOR Mato Grosso um espaço de diálogo entre o passado e o presente. Entre os ambientes que exploram as conexões ancestrais dos materiais estão o Espaço Deca, de Juliana Cascaes, que celebra a ancestralidade indígena, e o “Restaurante All Mansour”, que combina o antigo e o moderno, enquanto o “Home Cinema” de Eveline Bittencourt, explora a origem do cinema e o “Lavabo”, de Elaine Sandri e Bruna Garcia, relembra o vínculo do homem com a natureza.

Além de proporcionar um passeio por ambientes criativos, a CASACOR Mato Grosso 2024 incentiva uma reflexão sobre o valor da ancestralidade em um mundo em constante transformação. É uma mostra que sensibiliza, encanta e abre espaço para um diálogo íntimo com nossas raízes, revisitando histórias que, ao serem contadas, se reinventam e ganham nova vida.


Serviço:
O que: CASACOR Mato Grosso (@casacor_matogrosso)
Onde: Arena Pantanal
Quando: De 29 de outubro a 8 de dezembro

 

Álbum de fotos


Comente esta notícia