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ECONOMIA Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2025, 13:23 - A | A

Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2025, 13h:23 - A | A

CARNAVAL

Consumo em bares e restaurantes tem projeção de crescer 20% nos dias de folia

 

O Carnaval de 2025 está movimentando os empresários do setor de bares e restaurantes em Mato Grosso, que se preparam para aproveitar o aumento do fluxo de clientes e o aquecimento da economia no período. Com a festa acontecendo em março, a expectativa é de um impacto ainda mais positivo, prolongando a temporada turística em diversas cidades do estado.

 

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 74% dos empresários do setor em todo o país planejam abrir durante o feriado e 69% esperam um crescimento no faturamento em relação ao ano passado. Para 59% dos entrevistados, o crescimento deve chegar a 20%, enquanto 10% apostam em resultados ainda mais expressivos, acima desse percentual.

 

Em Mato Grosso, a projeção segue essa tendência, especialmente em municípios com forte tradição carnavalesca e turística. A presidente da Abrasel-MT, Lorenna Bezerra, destaca que os empresários já estão organizando suas programações especiais para atrair o público.

 

"O Carnaval é um momento vibrante, que une turismo e entretenimento. Muitos bares e restaurantes do estado já estão investindo em eventos temáticos, como bailinhos, feijoadas carnavalescas e encontros de blocos, criando um ambiente propício para a folia e o consumo", explica.

 

Além das iniciativas privadas, o poder público também tem papel fundamental na movimentação do setor. Chapada dos Guimarães é um exemplo. A programação já está definida, os blocos de ruas já estão realizando ensaios. A festa deve impulsionar o fluxo de visitantes e, consequentemente, o consumo nos estabelecimentos locais.

 

Apesar do otimismo para o Carnaval, muitos empresários ainda enfrentam dificuldades financeiras. A pesquisa da Abrasel apontou que 38% das empresas do setor possuem pagamentos em atraso, principalmente relacionados a impostos, encargos trabalhistas e contas de serviços públicos.

 

Outro desafio para os bares e restaurantes é o impacto da inflação no custo dos insumos. Nos últimos meses, 74% dos empresários precisaram reajustar preços nos cardápios, mas a estratégia foi cautelosa: 40% aplicaram aumentos dentro da inflação, 23% ficaram abaixo desse índice e 11% elevaram os valores acima da média. Outros 26% não conseguiram repassar os custos aos clientes, absorvendo parte do prejuízo.

 

Apesar das dificuldades, o setor aposta na retomada econômica e no aumento do consumo durante o Carnaval. Segundo o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, o crescimento do turismo e a melhora nos indicadores de emprego devem impulsionar os resultados.

 

“No ano passado, tivemos um dos melhores carnavais para o setor de alimentação fora do lar, com aumento de 15% no faturamento. A expectativa para 2025 é ainda melhor, impulsionada pelo maior poder de compra da população e pela movimentação turística", afirma.

 

Mesmo com o otimismo, Solmucci alerta que o Carnaval deve ser visto como um ponto de partida para um ano de crescimento sustentável. "O período de folia traz uma excelente oportunidade para os empresários ajustarem suas finanças, conquistarem novos clientes e fortalecerem seus negócios para os próximos meses", finaliza.

 

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