menu
21 de Dezembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
21 de Dezembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLICIAL Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024, 10:28 - A | A

Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024, 10h:28 - A | A

OPERAÇÃO ALETHEIA

5 são presos por fraudes em concurso público em Mato Grosso; Câmara também é alvo

Dois investigados ocupam cargos de destaque na gestão municipal

 

Na manhã desta sexta-feira (20), a Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu 34 mandados judiciais em seis municípios do estado para investigar corrupção passiva e fraudes relacionadas ao concurso público da Câmara Municipal de General Carneiro, localizada a 442 km de Cuiabá. A ação, batizada de Operação Aletheia, apura irregularidades que envolvem favorecimentos e vínculos políticos no certame.

Mandados e medidas cautelares

A operação executou cinco prisões preventivas, buscas e apreensões, quebras de sigilo bancário, fiscal e telefônico, além do sequestro de contas bancárias. Entre as medidas cautelares estão a suspensão de atividades da empresa envolvida, bem como o bloqueio do ato de convocação, nomeação e posse de candidatos aprovados no concurso.

Dois investigados ocupam cargos de destaque na gestão municipal: um deles é o secretário municipal de General Carneiro, e o outro, o tesoureiro da Câmara. Os mandados foram cumpridos em Barra do Garças, General Carneiro, Lambari do Oeste, Rio Branco, Cáceres e Cuiabá.

Indícios de irregularidades

As investigações começaram após uma denúncia encaminhada pela Polícia Federal de Barra do Garças, que apontou indícios de manipulação no concurso público nº 01/2024. O certame foi organizado por uma empresa contratada sem licitação, com contrato de R$ 32 mil, apesar de sua atuação ser no ramo de engenharia civil, sem relação com concursos públicos.

Os indícios indicam que candidatos aprovados em cargos de destaque possuem vínculos diretos com a gestão da Câmara, incluindo o secretário municipal e o tesoureiro. O delegado Pablo Borges Rigo informou que a homologação do concurso gerou repercussão, especialmente devido ao envolvimento da presidente da comissão do concurso com um dos candidatos aprovados.

Fraudes estruturadas

As investigações também revelaram que a contratação da empresa foi simulada, com concorrentes pertencendo ao mesmo grupo econômico, um esquema já utilizado em outros municípios de Mato Grosso. Segundo o delegado, tais práticas causaram prejuízos milionários aos cofres públicos.

Desdobramentos

A Delegacia de Polícia de General Carneiro continua apurando o caso para identificar outros possíveis envolvidos no esquema criminoso.

Significado da Operação Aletheia

O nome da operação, “Aletheia”, significa “verdade” em grego, simbolizando o esforço das autoridades para expor fraudes e promover justiça.

 
 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia

Maria Das Graças Andrade Bueno 20/12/2024

Meu Deus! Só corrupção e roubalheira em quase todos os setores. O que tá acontecendo com os brasileiros ?

positivo
0
negativo
0

1 comentários