menu
16 de Abril de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
16 de Abril de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLICIAL Terça-feira, 15 de Abril de 2025, 09:34 - A | A

Terça-feira, 15 de Abril de 2025, 09h:34 - A | A

SEGURANÇA PÚBLICA

Disque Extorsão recebe 380 denúncias em um mês e já resulta em operações contra facções

Serviço lançado pelo Governo do Estado integra o Programa Tolerância Zero e já provocou prejuízo milionário a criminosos

 

No primeiro mês de funcionamento, o Disque Extorsão — serviço criado pelo Governo do Estado de Mato Grosso como parte das ações do Programa Tolerância Zero — recebeu 380 denúncias contra facções criminosas e já resultou em operações policiais. Lançado em 11 de março, o canal registrou uma média de 13 denúncias por dia.

 

“Mesmo sendo um prazo curto para crimes complexos, que exigem mais tempo para apuração, a Polícia Civil já deflagrou operações com base nas denúncias feitas pelo serviço”, afirmou o secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri.

 

Do total, 90% das denúncias (345) foram feitas pelo telefone 181, e outras 35 chegaram via internet, por meio do serviço ‘E-Denúncias 24 horas’, na aba ‘Facção Criminosa’ do site da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT).

 

Uma das ações resultantes das informações enviadas pela população foi a Operação Falso Profeta, a segunda ação da Polícia Civil voltada ao combate de extorsões e lavagem de dinheiro praticadas por facções contra empresas de distribuição de água mineral em Cuiabá e Várzea Grande.

 

Deflagrada em 20 de março pelas equipes da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e da Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco), a operação cumpriu 30 ordens judiciais, incluindo sete mandados de prisão preventiva, nove de busca e apreensão, sequestros de veículos, bloqueio de contas e suspensão de atividades econômicas. Segundo a Polícia Civil, o prejuízo inicial causado aos criminosos foi de R$ 1,5 milhão.

 

“O número de denúncias é uma excelente resposta da sociedade ao chamamento do Governo. Queremos que as pessoas continuem colaborando. As informações são sigilosas e todas são investigadas”, reforçou Roveri.

 

O Disque Extorsão 181 faz parte do programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, lançado em novembro de 2024 pelo governador Mauro Mendes. A iniciativa também incluiu a convocação de 400 novos servidores para a Segurança Pública, ampliação das delegacias de repressão ao crime organizado e criação de um Comitê Integrado e Estratégico de Combate às Facções Criminosas, com participação de representantes de diversos poderes e da sociedade civil.

 

Garantia de sigilo total


O Disque Extorsão funciona em uma sala anexa à central de monitoramento de câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), na sede da Sesp. O denunciante tem sigilo absoluto garantido: não precisa se identificar, e o número da chamada é ocultado por criptografia, não sendo visível para os atendentes.

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia