A Polícia Penal frustrou uma tentativa de fuga de detentos na Cadeia Pública de Peixoto de Azevedo (670 km de Cuiabá) na noite desta sexta-feira (7). Aproximadamente 15 reeducandos participaram da ação, que resultou em um motim generalizado no Raio II da unidade prisional.
A tentativa começou por volta das 19h, momentos antes do procedimento diário de vistoria predial. Os presos da cela 18, na ala 9, conseguiram abrir o portão da ala e acessaram a grade do banho de sol. Em seguida, eles romperam a estrutura da quadra e tentavam escapar quando foram surpreendidos por duas policiais penais.
Diante da situação, as agentes acionaram o alarme de emergência e efetuaram dois disparos de advertência. Outros dois policiais que estavam de plantão chegaram rapidamente ao local e também realizaram disparos de advertência, fazendo com que os detentos recuassem para suas celas.
No entanto, frustrados com o insucesso da fuga, os presos iniciaram um motim dentro do Raio II, com gritos, batidas nas grades e xingamentos contra os policiais. Para conter a revolta, os agentes utilizaram munição antimotim e spray de pimenta, conseguindo restabelecer a ordem.
Servidores de folga e equipes da Polícia Militar foram acionadas para reforçar a segurança. Após a situação ser controlada, foi realizada uma checagem minuciosa na unidade, encerrada às 21h20, que confirmou que nenhum detento conseguiu escapar e que não houve feridos.
Cinco internos já foram identificados como líderes da tentativa de fuga e responderão a um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD).
Paulo Sa 09/02/2025
Manda eles pro mercadinho...
1 comentários