Na manhã desta segunda-feira (11), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), deu início ao processo de transição de governo, em um encontro com o prefeito eleito, Abilio Brunini (PL), no Palácio Alencastro, sede da Prefeitura de Cuiabá. O evento marcou a assinatura do pacto de transição entre as equipes de gestão de ambos os lados, formalizando o início da colaboração entre o Executivo Municipal e a nova administração.
A reunião cumpre uma das diretrizes estipuladas pelo prefeito Pinheiro em um documento de transição divulgado na última sexta-feira (7). Para coordenar o processo de transição, foram designados o secretário Municipal de Governo, Júnior Leite, pela atual gestão, e o ex-secretário de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Secel-MT), Jefferson Neves, pela equipe de Abilio.
Abilio Brunini afirmou que a reunião era uma etapa essencial para oficializar o começo da transição, destacando a importância de uma comunicação transparente e respeitosa entre as duas equipes. “O prefeito colocou quase como uma condicionante que nós dois estivéssemos frente. Já temos uma equipe de transição formada de ambos os lados, e será estabelecido um espaço provisório na prefeitura para compartilhamento de informações e acesso aos dados da administração”, explicou o prefeito eleito.
Emanuel Pinheiro concluirá seu mandato como prefeito de Cuiabá em 31 de dezembro, após oito anos à frente da capital mato-grossense, tendo sido eleito em 2016 e reeleito em 2020. No dia 1º de janeiro de 2025, ele passará oficialmente o comando da cidade para Abilio Brunini, eleito no último dia 27 de outubro.