menu
02 de Fevereiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
02 de Fevereiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Sábado, 01 de Fevereiro de 2025, 08:44 - A | A

Sábado, 01 de Fevereiro de 2025, 08h:44 - A | A

PERMANECE NA UB

Botelho descarta ida para o MDB e reafirma permanência no União Brasil para 2026

A decisão frustra a tentativa da deputada Janaina Riva de reestruturar o MDB no estado com a inclusão de novas lideranças

 

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho, descartou a possibilidade de deixar o União Brasil para se filiar ao MDB com vistas às eleições de 2026.

 

A decisão frustra a tentativa da deputada Janaina Riva de reestruturar o MDB no estado com a inclusão de novas lideranças.

 

No ano passado, Janaina admitiu que fez o convite ao parlamentar, que, na época, afirmou que analisaria a proposta, juntamente com outras sondagens recebidas após as eleições municipais. Agora, Botelho confirmou sua permanência no União Brasil.

 

“Houve um convite para eu ir para o MDB. Eu agradeço muito a ela, e houve convite também de outros partidos, mas a princípio nós vamos ficar no União Brasil”, declarou.

 

O deputado já confirmou sua intenção de buscar a reeleição para a Assembleia Legislativa em 2026, mas ponderou que as articulações eleitorais ainda dependem das definições do Diretório Nacional do União Brasil.

 

Em Brasília, há discussões sobre uma possível federação partidária entre Republicanos, Progressistas e União Brasil, lideradas pelo atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

 

No entanto, a maior dificuldade para essa união está na articulação nos estados, onde nem sempre os interesses locais acompanham as alianças nacionais.

 

Botelho destacou que o cenário político se tornará mais claro após as eleições para a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que ocorrem neste sábado (1º).

 

“Eu tive uma conversa junto com o governador Mauro Mendes e com o presidente nacional do partido. Ele disse claramente que depois das eleições, provavelmente eles vão fechar esse arco. Nós precisamos esperar isso, ver como vai ficar para definir”, afirmou.

 

Com isso, o deputado mantém seu espaço dentro do União Brasil e aguarda os desdobramentos das articulações partidárias antes de qualquer movimento político para2026.

 

 

 

 

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia