O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) usou suas redes sociais para expressar descontentamento com a decisão da Assembleia Legislativa de conceder aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino e Alexandre de Moraes, o título de cidadão mato-grossense.
A honraria foi entregue em uma cerimônia realizada na última segunda-feira (18).
Cattani, que tentou barrar a entrega dos títulos, criticou a falta de um debate mais amplo sobre o tema, lembrando que a proposta foi apresentada sem passar pela Comissão de Direitos Humanos, da qual ele era presidente na época. "Essa decisão foi tomada por poucas pessoas", afirmou o parlamentar.
Segundo Cattani, não houve a reunião necessária para debater o assunto, e as tentativas de anular a homenagem foram frustradas.
“Nós fizemos dois projetos de lei para anular esse ato e trazê-lo para a comissão, mas nosso trabalho foi invalidado", explicou.
O deputado também fez questão de destacar que muitos mato-grossenses estão sofrendo as consequências de sua participação nos atos de 8 de janeiro, cujos inquéritos são relatados por Alexandre de Moraes.
"É uma injustiça, pois o povo está pagando por algo que envolve decisões de ministros", comentou Cattani.
No final de sua postagem, o deputado conclamou seus eleitores a se unirem em torno de uma agenda política alinhada com sua ideologia.
"O povo precisa transformar a Assembleia Legislativa. A eleição de 2026 está logo ali", declarou Cattani, fazendo um apelo para que a situação não se repita no futuro.