Na manhã desta terça-feira (07), o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM-MT), Leonardo Bortolin (MDB), reuniu a imprensa para anunciar os detalhes do Encontro Mato-grossense de Municípios, que acontecerá nos dias 18 e 19 de fevereiro, no Cenarium Rural, em Cuiabá.
O evento, realizado em parceria entre o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e a AMM-MT, busca reunir líderes e gestores municipais de todos os 142 municípios de Mato Grosso para debater os principais desafios e propor soluções para uma gestão pública eficiente, inovadora e sustentável.
O presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, salientou a magnitude do encontro e da parceria para sua realização. "Nunca existiu um encontro como esse que vamos realizar e nunca existiu uma parceria com tantas instituições envolvidas e estamos fazendo isso porque há necessidade. Quase metade dos prefeitos são novos e o Tribunal de Contas não quer punir, não quer reprovar contas e só se consegue atingir essa excelência quando se prepara o gestor, quando se orienta e é isso que estamos fazendo."
Já o presidente da AMM, Leonardo Bortolin, ressaltou a importância da participação dos prefeitos no evento, que também contará com a presença de vereadores, secretários, entre outros líderes municipais. “Contaremos com a presença de importantes lideranças nacionais que vão compartilhar suas experiências na gestão pública e apontar caminhos para uma gestão eficiente, transparente, inovadora e sustentável. Será o maior evento municipalista do ano, com uma ampla programação técnica que será conduzida por especialistas em várias áreas de atuação”, assinalou.
O evento promete ser uma oportunidade única para capacitação, alinhamento estratégico e fortalecimento das políticas públicas no estado.
O encontro é voltado para prefeitos, secretários municipais, equipes técnicas das prefeituras, servidores públicos, vereadores, gestores de consórcios intermunicipais e estudantes das áreas de gestão pública, contabilidade e administração.
Entre os nomes de destaque confirmados estão:
- Michel Temer, ex-presidente do Brasil.
- Sérgio Ricardo, presidente do TCE-MT.
- Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública de São Paulo.
- Augusto Nardes, ex-presidente do Tribunal de Contas da União.
- Mauro Mendes, governador de Mato Grosso.
Objetivos do Encontro
Leonardo Bortolin destacou que o objetivo central do evento é promover a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a apresentação de soluções viáveis para um mandato bem-sucedido. “Queremos unir forças para discutir temas cruciais que impactam diretamente a vida da população, como desenvolvimento sustentável, saúde e segurança pública”, ressaltou.
O ciclo de palestras vai abordar os principais temas da administração pública com representantes de várias instituições, como Tribunal de Contas da União, Ministério Público do Estado, Ministério da Gestão e Inovação, entre outros.
Apoios Institucionais e Parcerias
O encontro conta com o apoio do Governo de Mato Grosso, da Assembleia Legislativa, do Ministério Público Estadual e de entidades como o Sistema FAMATO, SEMAT e UNDIME entre outros.
O evento promete ser uma oportunidade única para capacitação, alinhamento estratégico e fortalecimento das políticas públicas no estado.