menu
09 de Janeiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
09 de Janeiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA MT Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2025, 14:56 - A | A

Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2025, 14h:56 - A | A

NA FOLHA DE JANEIRO

Max Russi defende maior índice possível de RGA para servidores públicos de MT

“Esperamos que ele [Mauro Mendes] encaminhe logo. Se precisar, a AL vai convocar os deputados para uma sessão extraordinária, e todos estarão presentes para votar, pois é um direito do nosso servidor”, ressaltou o deputado.

 

O deputado estadual Max Russi (PSB), que assumirá a presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) no próximo mês, declarou nesta quarta-feira (8) que apoia a concessão do maior índice possível para a Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos. Russi destacou que, no mínimo, o índice deve garantir a recomposição da inflação e afirmou que busca a inclusão do reajuste na folha de pagamento de janeiro.

 

“Eu defendo que o RGA seja o maior possível aos nossos servidores. Aquele que o governo tiver capacidade de pagar e, quanto mais, melhor. No mínimo, deve ser a recomposição da inflação. Isso é o mínimo, mas, se for além disso, muito bom”, afirmou Russi durante uma entrevista coletiva.

 

 

De acordo com o deputado, o governador Mauro Mendes (União) ainda não encaminhou o projeto de lei à Assembleia, pois aguarda a atualização oficial do índice de inflação, prevista para ser divulgada até 10 de janeiro. Russi explicou que o atual presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (União), organizará uma sessão para votar o projeto assim que ele for protocolado, podendo convocar uma sessão extraordinária se necessário.

 

“Esperamos que ele [Mauro Mendes] encaminhe logo. Se precisar, a AL vai convocar os deputados para uma sessão extraordinária, e todos estarão presentes para votar, pois é um direito do nosso servidor”, ressaltou o deputado.

 

Inflação e perdas salariais

A última estimativa de inflação para 2025 foi revisada para 4,99%, enquanto o índice de 2024 foi de 4,63%. Apesar disso, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT) divulgou uma nota nesta terça-feira (7), destacando que os servidores públicos acumulam perdas salariais de 20%.

Segundo o sindicato, uma das razões apontadas pelo governo para a ausência de reajustes foi a pandemia de COVID-19 e a Lei Complementar nº 173/2020, que proibiu o pagamento de reajustes salariais nos anos de 2020 e 2021.

 

Expectativa de diálogo e solução

Com o novo índice de inflação prestes a ser divulgado e a cobrança crescente por parte dos sindicatos, o debate sobre a RGA promete ser uma das prioridades na agenda da Assembleia Legislativa nas próximas semanas. A expectativa dos servidores é que o governo estadual apresente uma proposta que não apenas recomponha as perdas inflacionárias, mas também reduza o impacto acumulado nos últimos anos.

 

Russi reafirmou seu compromisso com os servidores públicos e com o diálogo para garantir a aprovação do reajuste. “Esse é um direito dos servidores, e estamos prontos para atuar em defesa disso”, finalizou.

 
 
 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia

roberto 08/01/2025

É um direito do servidor que trabalha, estuda procura se esforçar para melhorar e dar um conforto aos seus entes, mas por esse governador colocaria todos para trabalhar de graça, pois só ele pode ganhar bem adquirir fortuna, pois a empresa dele estava quebrada com recuperação judicial, entrou para politica se recuperou os que estudam para passar em concurso e melhorar um pouco mais ele não é a favor, pois concursado ele não tem dominio como ele gostaria né pagar pouco e se discordar manda embora isso e mas fácil do que provar que está certo.

positivo
2
negativo
0

1 comentários