O evento realizado nesta quarta-feira (8) na Praça dos Três Poderes, em Brasília, em memória aos atos de 8 de janeiro de 2023, foi marcado por um grande esvaziamento.
Imagens obtidas pelo Conexão Política mostram que a cerimônia, que teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, membros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional, não atraiu um público expressivo.
O ato, que teve como momento central o discurso de Lula no Palácio do Planalto, relembrou os ataques ao governo e às instituições democráticas.
O presidente falou sobre as depredações que marcaram a capital federal dois anos antes e destacou a importância da defesa da democracia.
"A Constituição estabeleceu o modo pelo qual se dá a alternância do poder, somente pelo voto popular, secreto e direto", afirmou o vice-presidente do STF, Edson Fachin, que também participou da cerimônia.
O ministro Luís Roberto Barroso, em mensagem lida por Fachin, descreveu os acontecimentos de 8 de janeiro como uma tentativa de golpe de Estado, mas enfatizou que o enfrentamento ao golpismo não deve ser confundido com autoritarismo.
Apesar do caráter simbólico do evento, a falta de público reflete uma possível mudança no ambiente político e social em relação ao tema.
A cerimônia parece ter perdido força dois anos após os eventos de depredação que agitaram a política brasileira.
Manoel 08/01/2025
Marcou mesmo que não tem ninguém nesta dia.
1 comentários