Após a visita da atriz e ativista humanitária Angelina Jolie a uma aldeia indígena em São José do Xingu, no nordeste de Mato Grosso, o governador Mauro Mendes fez um convite público para que a estrela de Hollywood estenda sua estadia e conheça outras regiões do estado que combinam cultura, produção e preservação ambiental.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Mauro elogiou o interesse da atriz pela cultura indígena, após o encontro dela com o Cacique Raoni, de renome mundial, ele sugeriu que ela aproveite a viagem para visitar a Aldeia Salto da Mulher, no município de Campo Novo do Parecis, onde vivem os indígenas do povo Paresi — conhecidos por aliar tradição à produção agrícola sustentável.
“Você ainda vai conhecer mais da nossa cultura indígena, dos povos parecis, aqueles que trabalham, que produzem e que garantem o seu trabalho, o seu sistema”, destacou o governador.
O convite também incluiu um roteiro de ecoturismo e belezas naturais emblemáticas de Mato Grosso. Entre os destinos citados por Mauro Mendes estão o Pantanal — com paradas em Barão de Melgaço, Porto Cercado e Corumbá (Corixo do Jofre) —, as cachoeiras de Barra do Garças, os rios cristalinos de Nobres e as formações rochosas da Chapada dos Guimarães.
“Você vai conhecer um estado que é gigante em produção, mas é gigante em preservação”, afirmou.
Em tom bem-humorado, Mauro disse ainda que a primeira-dama, Virgínia Mendes, o acompanharia no passeio com a atriz: “Sozinho com você eu não vou de jeito nenhum, a Virgínia é brava, hein?”, brincou.
O vídeo termina com o governador incentivando os internautas a sugerirem outros pontos turísticos de Mato Grosso que merecem ser visitados por Angelina Jolie.
A passagem da atriz norte-americana por São José do Xingu gerou grande repercussão nas redes sociais, despertando o interesse de brasileiros e estrangeiros sobre a diversidade cultural e ambiental do estado.
Angelina Jolie é conhecida mundialmente por seu trabalho como embaixadora de causas humanitárias ligadas a povos tradicionais e indígenas.