O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), decidiu abrir mão de R$ 38 milhões oferecidos pelo Governo Federal, que seriam destinados à compra de armas e equipamentos para a segurança pública. A condição para a liberação do recurso seria a adoção de medidas para reduzir a letalidade nas ações das polícias Militar e Civil, incluindo restrições como a proibição do uso de armamentos quando o suspeito estiver desarmado e em fuga.
Em entrevista à rádio Jovem Pan, Mendes afirmou que prefere abdicar do "dinheirinho" a seguir regras que, segundo ele, não contribuem para melhorar a segurança no estado. "Eu acredito que essa regra não vai ajudar na estratégia de melhorar o ambiente de segurança para o cidadão e para a sociedade", disse o governador.
Apesar do déficit de policiais e da falta de recursos para aumentar a folha de pagamento da segurança pública, Mendes reforçou que a segurança do estado é financiada com recursos próprios e que as forças de segurança em Mato Grosso são bem mais robustas do que os R$ 38 milhões que foram recusados.
O governador ainda destacou que apenas uma minoria de policiais comete desvios de conduta, enquanto a grande maioria trabalha com seriedade e compromisso para garantir a segurança da população. A decisão, embora polêmica, reflete a postura do governador em priorizar a autonomia das forças de segurança e a gestão local, mesmo diante de desafios financeiros e de segurança.
Zeze 02/01/2025
Esse é o dinherinho que o M.M disse kkkkk
1 comentários