A vereadora eleita Paula Calil (PL) está se preparando para uma possível candidatura à presidência da Câmara Municipal de Cuiabá em 2025, mas já enfrenta resistência por parte de alguns parlamentares reeleitos.
Em declaração à rádio CBN Cuiabá, Paula afirmou que o processo de ruptura com as práticas estabelecidas no Legislativo não será simples, mas que acredita na capacidade de mudança.
"Acredito que o Legislativo pode evoluir com novas perspectivas, e uma gestão mais compartilhada", afirmou.
Embora a resistência seja um obstáculo, a vereadora não considera sua candidatura algo prematuro.
Para ela, a experiência adquirida ao longo da campanha e a preparação de todos os eleitos são suficientes para assumir cargos de liderança na Casa de Leis.
"É fundamental que o próximo presidente tenha valores sólidos, gestão técnica e se posicione com transparência", comentou.
Paula Calil é vista como a favorita para o cargo, especialmente após o apoio do prefeito eleito Abílio Brunini (PL), mas ela ressalta que isso não deve ser interpretado como uma imposição.
"O apoio do Abílio é natural, por nossa proximidade partidária, mas cada vereador tem o direito de manifestar suas intenções", explicou.
A eleição deste ano tem um marco histórico: pela primeira vez, oito mulheres foram eleitas para a Câmara de Cuiabá, o que abre a possibilidade de uma Mesa Diretora 100% feminina.
Paula destacou que esse feito é um reflexo da crescente presença feminina na política e que a cidade tem a oportunidade de mudar a dinâmica política tradicional.
"Se conseguirmos uma Mesa totalmente composta por mulheres, Cuiabá será exemplo para o Brasil" concluiu.