menu
15 de Janeiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
15 de Janeiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

POLÍTICA NACIONAL Quarta-feira, 07 de Agosto de 2024, 11:08 - A | A

Quarta-feira, 07 de Agosto de 2024, 11h:08 - A | A

CRITÉRIO POR GENOTIPO

Deputado quer proibir atletas trans de competir com mulheres no Brasil

Deputado bolsonarista quer proibir que atletas trans possam concorrer no Brasil em competições com gênero que não seja o biológico

Metrópoles

 

Parlamentares bolsonaristas continuam na cruzada contra atletas transexuais após a boxeadora argelina Imane Khelif, que é cisgênero, mas foi apontada como trans, ganhar destaque nos Jogos Olímpicos de Paris.

Desta vez, o deputado Daniel Freitas (PL-SC) apresentou um projeto de lei para alterar a Lei Geral do Esporte e proibir, em todo o Brasil, atletas transexuais de competirem com mulheres, independentemente do nível de testosterona.

Freitas quer que “o critério definidor do gênero dos esportistas em todos os esportes e competições oficiais” seja o genótipo. Assim, indivíduos com genótipo masculino (XY) só poderiam competir em eventos masculinos.

O deputado também defende que, caso as entidades desejem criar competições entre atletas transexuais, todos teriam de ter o mesmo sexo biológico. Assim, uma atleta trans mulher jamais poderia competir com outras mulheres.

“Este projeto de lei, em momento algum, possui o objetivo de discriminar quaisquer atletas, muito pelo contrário; o objetivo central é que se estabeleça a justiça biológica – e portanto imutável – dentre os desportistas”, afirma o parlamentar.

 
 
 

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

 

Comente esta notícia

Leonilda de Souza 16/08/2024

Tem meu total apoio, se um homem quer ser chamado de mulher o problema é dele, mas querer lutar com uma mulher de verdade é pura sacanagem. Então que se faça uma terceira categoria trans e eles que lutem entre si.

positivo
0
negativo
0

1 comentários