No dia em que completa 70 anos, o ex-presidente Jair Bolsonaro usou suas redes sociais para reagir à condenação de Débora Menezes, sentenciada a 14 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Em um vídeo publicado neste 21 de março, Bolsonaro classificou a decisão como uma “atrocidade” e um “ato desumano”, referindo-se à mulher como mãe de dois filhos e criticando duramente a pena imposta.
Débora ficou conhecida por ter pichado a estátua da Justiça em frente à sede do STF, em Brasília, durante os atos de 8 de janeiro de 2023.
Apesar da ação ter sido um ato isolado de vandalismo, ela foi condenada por tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, com base no entendimento de que participou ativamente de uma tentativa de golpe. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, foi quem iniciou o voto pela condenação.
Diante da decisão, Bolsonaro convocou uma nova manifestação na Avenida Paulista, marcada para o dia 6 de abril. Segundo ele, o povo paulista deve voltar às ruas para protestar contra o que considera abusos do Judiciário.
A mobilização ocorre pouco mais de um mês após o ato que reuniu milhares de apoiadores em São Paulo.
View this post on Instagram
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.