menu
13 de Fevereiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
13 de Fevereiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

SAÚDE Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2025, 16:14 - A | A

Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2025, 16h:14 - A | A

SE REUNIRAM

Secretária de saúde de Cuiabá e Sindimed discutem fortalecimento do dialogo entre médicos e gestão

O encontro, na tarde de quarta-feira (12), foi marcado por debates produtivos sobre temas fundamentais para a melhoria da saúde pública e o bem-estar dos profissionais da área.

 

A secretária de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Sampaio, recebeu em seu gabinete o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindimed), Adeildo Lucena, para um encontro que buscou fortalecer o diálogo entre a gestão municipal e a categoria médica. O encontro, na tarde de quarta-feira (12), foi marcado por debates produtivos sobre temas fundamentais para a melhoria da saúde pública e o bem-estar dos profissionais da área.

 

Um dos principais pontos discutidos foi a limitação de 20% para novas contratações na saúde. O Sindimed se posicionou contra uma revogação desse artigo da lei, defendendo que a norma deve ser mantida para evitar um cenário de contratações excessivas sem a devida previsão de concursos públicos. No entanto, o sindicato garantiu que não se oporá a contratações extras, caso necessárias neste momento de epidemia, priorizando sempre a necessidade da população.

 

Outro ponto abordado foi a produtividade na Atenção Básica. O presidente do Sindimed, que também é médico da família e comunidade, reconheceu que há um problema quanto à finalização dos atendimentos no sistema, o que impacta nos índices de produtividade. Ele se colocou à disposição para orientar os profissionais sobre a importância do registro adequado dos atendimentos. A secretária Lúcia Helena informou que a nomeação dos Responsáveis Técnicos (RTs) das Unidades Básicas de Saúde está em andamento e que essa questão será discutida antes da posse desses profissionais.

 

A reunião também pautou o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), onde o Sindimed informou que existem dois processos distintos em andamento, um referente à progressão dos profissionais dentro do plano e outro relacionado ao reajuste salarial das diferentes categorias. O sindicato sugeriu a unificação dos processos e a elaboração de um estudo técnico para viabilizar as melhorias.

 

A insalubridade também foi debatida. O sindicato manifestou preocupação com a possibilidade de redução desse benefício, mas acenou com a possibilidade de retomar negociações sobre o Reajuste Geral Anual (RGA), que ficou pendente de gestões anteriores.

 

Por fim, foi discutida a necessidade de reforço na equipe de cirurgiões. O Sindimed apontou que ainda há profissionais aprovados no último concurso em cadastro de reserva, que podem ser convocados para compor uma equipe para realizar cirurgias eletivas. A proposta foi bem recebida pela secretária, que se comprometeu a analisar a viabilidade da implementação.

A secretária Lúcia Helena avaliou o encontro de forma positiva. “A relação da Secretaria de Saúde com o sindicato continua harmônica. Não somos uma unanimidade de opiniões, mas o diálogo continua acontecendo de maneira civilizada”.

O presidente do Sindimed, Adeildo Lucena, também destacou o caráter produtivo da reunião: “A doutora Lúcia Helena é uma pessoa bastante acessível, com uma visão muito boa sobre a saúde pública. Trouxemos nossas sugestões e opiniões para tentar melhorar o atendimento à população, sempre buscando um equilíbrio entre os interesses da classe médica e da gestão”.

O encontro reforça a importância do diálogo entre os gestores da saúde e os profissionais que estão na linha de frente, garantindo melhorias tanto para os servidores quanto para os cidadãos cuiabanos.

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

Comente esta notícia