O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Política Agrícola, divulgou um levantamento que mapeia os 100 municípios mais ricos do agronegócio no Brasil, destacando que 36 deles estão em Mato Grosso. Seis cidades do estado aparecem entre as 10 primeiras posições, com Sorriso liderando o ranking nacional com uma produção de R$ 8,3 bilhões.
Além de Sorriso, destacam-se Sapezal (3ª), Campo Novo do Parecis (4ª), Diamantino (6ª), Nova Ubiratã (8ª) e Nova Mutum (9ª). A pesquisa foi realizada com base nos dados de 2023 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e revelou que os 100 municípios mais produtivos do agronegócio no Brasil são responsáveis por 31,9% do total da produção agrícola nacional, que alcançou R$ 814,5 bilhões.
Entre os principais produtos agrícolas, a soja domina com 42,8% do valor total da produção, seguida pela cana-de-açúcar e o milho. Mato Grosso também se destaca na produção de algodão, com Sapezal liderando a produção nacional ao lado de São Desidério, na Bahia.