Na manhã desta sexta-feira (3/1), um detento de 62 anos escapou do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, após serrar as grades de sua cela.
Argemiro Antônio da Silva, conhecido por sua longa ficha criminal, reúne mais de 120 processos na Justiça, incluindo latrocínio (roubo seguido de morte), e é classificado como um preso de nível 4 de periculosidade, uma das categorias mais altas no sistema penitenciário.
De acordo com informações preliminares, Argemiro fugiu sozinho do Centro de Internamento e Reeducação (CIR), unidade destinada a presos em regime semiaberto. A fuga foi identificada por volta das 7h, durante uma inspeção de rotina realizada pelos policiais penais.
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) informou que, ao constatar a ausência do detento, “prontamente, a equipe efetuou buscas no perímetro e realizou ocorrência policial, solicitando a perícia da Polícia Civil (PCDF) no local”.
Forças de segurança, incluindo policiais penais e militares, estão mobilizadas para localizar e recapturar o fugitivo.
A tentativa de fuga na Papuda não é inédita. Em setembro de 2024, agentes penitenciários frustraram um plano de fuga em massa de detentos de alta periculosidade. Os presos haviam criado um buraco entre a cela e a área de banho de sol, utilizando pedaços de colchão para disfarçar a abertura.
Na ocasião, a cela foi isolada e a Polícia Civil realizou perícia no local. Além disso, os envolvidos foram encaminhados à delegacia para o registro do ocorrido.