menu
21 de Novembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
21 de Novembro de 2024
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

BRASIL Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024, 14:03 - A | A

Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024, 14h:03 - A | A

BOLSONARO NO TWITTER

Repasses do governo Lula para a Globo vira alvo de questionamentos; entenda

“Dá pra entender a fome por democracia do único verdadeiro, fatídico e conhecido por todos, Gabinete do Ódio? Todo amor pela informação oriundo do aumento dos impostos de alimentos e das taxas das blusinhas incentivadas diariamente pelo ‘pai dos pobres’.

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro criticou os repasses da Secretaria de Comunicação (Secom) do governo Lula à TV Globo em uma postagem na rede social X nesta segunda-feira (18). Ele comparou valores destinados à emissora durante os dois governos, destacando um suposto contraste nas políticas de comunicação.

Na publicação, Bolsonaro compartilhou títulos de reportagens que apontam cortes e aumentos nos investimentos em publicidade:

  • “COM ÓDIO – Bolsonaro corta 60% da verba publicitária do governo à Globo. Terra (12ago20)”
  • “COM AMOR – Sob Lula, Globo recebe mais da Secom do que em quatro anos de governo Bolsonaro. Veja (13nov24)”

Acompanhando os títulos, o ex-presidente ironizou:

“Dá pra entender a fome por democracia do único verdadeiro, fatídico e conhecido por todos, Gabinete do Ódio? Todo amor pela informação oriundo do aumento dos impostos de alimentos e das taxas das blusinhas incentivadas diariamente pelo ‘pai dos pobres’.”

Os números em debate

De acordo com a revista Veja, o governo Lula já destinou R$ 177,2 milhões à TV Globo em publicidade federal, um valor que supera em cerca de R$ 200 mil o total recebido pela emissora durante os quatro anos da gestão Bolsonaro.

Entretanto, o ex-presidente não mencionou que, em sua administração, os gastos com publicidade na Globo quase dobraram no primeiro semestre de 2022, ano eleitoral.

Entre janeiro e junho de 2022, a gestão Bolsonaro investiu R$ 11,4 milhões na emissora carioca, um aumento de 75% em relação aos R$ 6,5 milhões gastos no mesmo período de 2021. Além disso, enquanto em 2021 foram veiculadas 46 campanhas de utilidade pública e dez publicidades institucionais, em 2022 houve uma inversão: apenas duas campanhas de utilidade pública contra 72 publicidades institucionais.

Transparência sob questionamento

O deputado Gustavo Gayer (PL-GO) solicitou, por meio de um requerimento à Secom, detalhes sobre os pagamentos realizados à Globo durante o governo Lula. O movimento evidencia uma disputa narrativa entre as gestões e o uso político dos números relativos à comunicação governamental.

 

 
 
 
 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.


Comente esta notícia