A primeira edição do Concurso do Queijo e Produtos Lácteos de Mato Grosso, realizada durante o encerramento do Festival Biomas e Sabores, foi um marco de inovação e reconhecimento para os produtores locais. Organizado pelo Sebrae/MT em parceria com o Governo do Estado, o evento premiou cerca de 60 produtores rurais de diversas regiões do estado, contando com a presença de jurados nacionais e internacionais.
Dentre as premiações, a categoria Inovação Regional trouxe uma homenagem especial, sendo nomeada Raquel Cattani, em tributo à jovem produtora rural, que faleceu em julho deste ano. Raquel era reconhecida por seu espírito empreendedor e premiada nacionalmente por suas iniciativas no setor agropecuário. Sua família recebeu a honraria emocionada, com o pai, Gilberto Cattani, e a mãe, Sandra Maziero Cattani, ao lado.
“Nós sempre tiramos o leite da vaca, e minha esposa sempre fez queijo. A Raquel, desde criança, sempre nos ajudou, e vendíamos nossos queijos na rua. Fico muito feliz por essa homenagem aos produtores, especialmente à minha filha”, disse Gilberto Cattani, visivelmente emocionado.
A homenagem a Raquel Cattani foi marcada pela vitória de Leila Rogovski, produtora de São José do Rio Claro, que conquistou o Ouro na categoria Inovação Regional com seu queijo recheado com pequi. “Estou muito feliz! Essa é a primeira vez que a premiação acontece em Mato Grosso, e isso é muito importante para nós. Agora, estou ansiosa pela edição de 2025”, comentou Leila, emocionada com o reconhecimento.
Jackson Pacheco, outro grande destaque do evento, comemorou a conquista de dois troféus de Ouro, emocionado ao atribuir sua vitória ao apoio recebido durante o festival: "Essa vitória não é só minha, é de todo o sistema que promoveu o evento".
A diretora superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, reforçou a importância do concurso dentro do contexto do Festival Biomas e Sabores, destacando o apoio de diversos parceiros que contribuíram para a realização do evento. “Esse concurso foi pensado para contemplar a relevância cultural, gastronômica e econômica do nosso estado. Só foi possível realizar este sonho graças à colaboração de todos.”
O presidente da Empaer, Suelme Evangelista, e a superintendente do Sistema Fiemt, Fernanda Campos, destacaram a importância de valorizar os pequenos produtores locais e criar condições para que eles possam se desenvolver e gerar renda para o estado. Já o coordenador do Senar-MT, Marcos Belizário, reafirmou o compromisso com o agro de Mato Grosso, celebrando o sucesso dos produtores participantes do evento.
O 1º Concurso do Queijo e Produtos Lácteos de Mato Grosso não apenas celebrou a produção local, mas também reforçou a inovação e a resiliência do setor, que agora se prepara para futuras edições.
> Click aqui e receba notícias em primeira mão.