menu
13 de Fevereiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
13 de Fevereiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

CIDADES Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2025, 14:11 - A | A

Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2025, 14h:11 - A | A

ORDEM SONORA

Cinco distribuidoras são interditadas em operação contra som alto e produtos vencidos em Cuiabá

Uma distribuidora mantinha duas máquinas de tickets lotéricos sem autorização para operar jogos e loterias

 

A Secretaria Municipal de Ordem Pública interditou cinco distribuidoras de bebidas durante a Operação "Ordem Sonora", deflagrada para coibir a poluição sonora e fiscalizar a venda de produtos irregulares. As ações ocorreram entre os dias 11 e 13 de fevereiro e contaram com a participação da Vigilância Sanitária, Procon, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

 

As interdições ocorreram devido à falta de alvará sanitário e de segurança contra incêndio, condições de insalubridade e comercialização de produtos vencidos. Algumas distribuidoras também apresentavam estoques sem condições adequadas de armazenamento, colocando em risco a saúde dos consumidores.

 

Na tarde de terça-feira (11), uma distribuidora de bebidas localizada no bairro Três Barras foi interditada por falta de alvará sanitário. O documento é essencial para estabelecimentos que comercializam bebidas e alimentos. O proprietário foi notificado e tem 30 dias para regularizar a situação.

 

Outra distribuidora foi flagrada vendendo cervejas e achocolatados com datas de validade vencidas. Os produtos foram apreendidos e o estabelecimento autuado por infração sanitária. O local também recebeu uma notificação por obstrução de calçadas, onde mesas e cadeiras estavam dispostas sem autorização.

 

Ainda no bairro Três Barras, uma distribuidora mantinha duas máquinas de tickets lotéricos sem autorização para operar jogos e loterias. Os equipamentos foram apreendidos, e os proprietários foram notificados a se restringirem às atividades previstas no Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

 

Na quarta-feira (13), as ações se concentraram na Avenida Beira Rio, onde quatro distribuidoras foram interditadas. Em um dos locais, os fiscais identificaram a instalação irregular de um toldo e a utilização indevida do espaço público como bar. Durante a fiscalização, a Vigilância Sanitária apreendeu 41 cigarros eletrônicos ("Vapes"), cuja comercialização é proibida pelo Ministério da Saúde.

 

Outras três distribuidoras na região foram interditadas por falta de alvará sanitário e por operarem sem extintores de incêndio, descumprindo normas do Corpo de Bombeiros. Em um desses estabelecimentos, fiscais encontraram um estoque irregular de latas de refrigerantes que haviam estourado devido às altas temperaturas, atraindo abelhas e mosquitos transmissores de doenças.

 

A secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, destacou que a operação visa garantir a segurança da população e a regularização dos comércios.

 

"O comerciante deve se atentar às normas legais para que sua atividade não ofereça riscos à saúde pública, conforme identificamos em nossas fiscalizações. Todos os estabelecimentos interditados poderão retomar suas atividades após as devidas correções", afirmou.

 

A secretária adjunta da Ordem Pública, coronel Francyanne Siqueira Chaves, ressaltou a importância da parceria com a Polícia Militar. "A corporação é nossa aliada na fiscalização, garantindo que comércios operem dentro da legalidade e não coloquem a saúde da população em risco com produtos irregulares."

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 

 

Comente esta notícia