menu
18 de Janeiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
menu
18 de Janeiro de 2025
facebook instagram whatsapp
lupa
fechar

ECONOMIA Sábado, 18 de Janeiro de 2025, 14:25 - A | A

Sábado, 18 de Janeiro de 2025, 14h:25 - A | A

ENTENDA

Buzetti critica reforma tributária do governo Lula e alíquota de IVA em 28%: "A Maior Taxa do Mundo"

 

 A senadora Margareth Buzetti (PSD) teceu duras críticas à proposta do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que prevê a alíquota do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) em 28%.

 

Durante uma entrevista, Buzetti classificou a medida como um "escárnio", considerando que, se aprovada, o Brasil terá a maior taxa de IVA do mundo.

 

"Eu trabalhei muito nessa reforma tributária e tudo que a gente trabalhou (no Senado), na Câmara Federal foi tirado e hoje nós vamos ter esse escárnio que é a maior alíquota em nível mundial", declarou a senadora, demonstrando preocupação com os efeitos econômicos da medida.

 

A reforma tributária, cuja primeira parte foi sancionada por Lula na última quinta-feira (16), institui o IVA que unificará tributos como PIS, Cofins, ICMS, ISS e IPI.

 

A proposta, porém, ainda não tem a alíquota definida. Se confirmada a taxa de 28%, o Brasil ultrapassará países como Hungria (27%), Dinamarca (25%) e Portugal (23%).

 

Margareth Buzetti argumenta que, em vez de simplificar o sistema tributário, a reforma pode onerar ainda mais o contribuinte brasileiro, que "vai pagar a conta".

 

Entenda o Novo Imposto

 

O IVA será composto pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituirão os tributos sobre o consumo existentes.

 

A transição para o novo sistema será gradual, com um teste inicial em 2026 e implementação completa até 2033.

 

Veja abaixo o ranking dos países com as maiores alíquotas de IVA, onde o Brasil, se confirmada a proposta, liderará a lista:

 

Brasil - 28%

Hungria - 27%

Dinamarca - 25%

Noruega - 25%

Suécia - 25%

Finlândia - 24%

Grécia - 24%

Islândia - 24%

Irlanda - 23%

Polônia - 23%

Portugal - 23%

 

> Click aqui e receba notícias em primeira mão.

 
 

Comente esta notícia