A Comissão de Justiça da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou uma medida que propõe o cancelamento dos vistos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil. A decisão, que segue agora para votação no plenário do Congresso, reflete um posicionamento firme dos legisladores americanos, principalmente republicanos, contra a alta corte brasileira.
Se aprovada, a medida impedirá os ministros do STF de entrarem nos Estados Unidos, aumentando a pressão sobre o judiciário brasileiro. A proposta surge em meio a críticas de setores políticos dos EUA, que apontam supostas violações à liberdade de expressão e ataques à democracia no Brasil.
MARCUS LUIZ PEREIRA 07/10/2024
Ja era ! Barrados em : Portugal, Argentina e agora EUA, se todos acham que você esta errado com uma coisa, é hora de começar a pedir desculpas pelos erros cometidos ! Prender crianças no 8/01 para o povo do Brasil foi a gota dagua !
Marcia Abreu 06/10/2024
Que eu saiba, a \"medida\" não é direcionada apenas ao Brasil. Ao contrário, seria um projeto de lei mais amplo que impediria a entrada nos EUA de lideranças do mundo inteiro que pratiquem censura. Acho excelente! Está na hora do mundo deixar de ser hipócrita e \"passar pano\" para ditadores e terroristas, como até a ONU vem fazendo há muito tempo.
Wallace 05/10/2024
Isso é pouco factível. Inicialmente, os republicanos são minoria no legislativo americano. Em segundo lugar, não interessa a Biden fomentar uma escalada de indisposições diplomáticas com o Brasil. Na mais remota possibilidade disso passar, o governo Biden, certamente, vetará. Esse movimento é mais político. Trata-se de uma espécie de moção, ou seja, na prática política equivale a uma espécie de \"gritaria\" para marcar posição. Relações internacionais não se faz com o fígado, mas sim com diplomacia e pragmatismo. Ninguém vai comprar briga, por causa das picuinhas de um empresário bilionário com seu negócios e o Poder Judiciário da oitava maior economia do mundo. As relações EUA/Brasil no campo diplomático não só são excelentes, como excepcionais. As cooperações econômicas, financeiras, comerciais, tecnológicas, diplomáticas, militares e de segurança internacional entre o Brasil e o EUA são altamente vantajosas e muito pungentes para ambos os interesses. Ninguém, vai se desgastar por interesse pontual de um empresário ou vai querer defender uma pretensa \"democracia\" em risco, para deteriorar políticas internacionais tão proveitosas. Ademais, os EUA se esforçam cada vez mais em uma aproximação, para evitar influência da China e Rússia no hemisfério americano. Somos a oitava maior economia do mundo. A participação do PIB industrial brasileiro é o 16º no mundo (podemos melhorar muito essa marca). Conforme o Global Fire Power, nós temos a 17ª força aérea mais poderosa do mundo, a 23ª maior marinha do mundo e 12º exército mais poderoso. No ranking de poder militar global estamos em 12º lugar. Isso sem contar que os investimentos nas nossas forças armadas são pífios e altamente contingenciados. O Brasil não foi achado na lata do lixo, para cancelarem vistos de autoridades brasileiras, por causa de picuinha com uma empresa.
Paulo Guimarães 05/10/2024
Respeitar as Leis de um país é uma das prerrogativas necessárias para que uma instituição estrangeira possa se instalar no mesmo. Parece óbvio, não??? ...Mas não é isso que o magnata Musk pensa... Simplesmente, para ele, o Brasil é uma terra de ninguém e ele resolveu arranjar confusão desrespeitando decisão judicial que não lhe permitia fazer o que lhe dava na cachola... Mas nossas Instituições resolveram enquadrar o Twitter-X e o nervosinho \"Almíscar\" começou a fazer brincadeirinhas de esconder...Troca de IP, e outras bobagens... Mas não adiantou! Dura Lex, sed Lex!
Roberto Francisco da Silva 04/10/2024
Estados Unidos tem que ter vergonha na cara em saber dicerni o que é violação de direitos e diferente de uma instituição americana querer distruir a soberania nacional tem que essa comissão ser cancelada usados abusando do poderes para tentar defender crime causado por Elô Musk só Brasil pôr sua empresa de telecomunicações!
Paulo Sa 04/10/2024
Pelas manchetes, direto eles estão na Europa, em Portugal e afins...então pra que se preocupar com visto americano?
6 comentários