Um fazendeiro do Kentucky, nos Estados Unidos, descobriu um tesouro avaliado em R$ 18 milhões enterrado em sua propriedade. São mais de 700 moedas de ouro da época da Guerra Civil Americana (1861-1865). A história foi divulgada durante o programa "Kentucky Life", mantendo a identidade do fazendeiro em sigilo por razões de segurança.
As moedas, conhecidas como "Double Eagles", foram fabricadas em 1863 e incluem valores de 1, 10 e 20 dólares, mas seu valor real é muito superior ao valor nominal. O fazendeiro comentou que inicialmente encontrou uma moeda "Seated Liberty Half Dollar", de 1856, a uma certa distância do tesouro, expressando sua incredulidade com a descoberta, que considerou digna de um sonho. Em uma entrevista ao programa de TV, o especialista Jeff Garrett afirmou que a antiguidade de uma moeda aumenta seu valor, e o contexto histórico da Guerra Civil Americana contribui ainda mais para isso.
Durante o programa, foi levantada a teoria de que um proprietário de terras rico poderia ter enterrado as moedas para protegê-las, ou que o dinheiro poderia ter sido roubado e escondido por alguém que nunca voltou para recuperá-lo. A histórica Batalha de Gettysburg, uma das mais importantes e a mais sangrenta da Guerra Civil Americana — também conhecida como Guerra da Secessão —, nos Estados Unidos, aconteceu entre os dias 1 e 3 de julho de 1863. O conflito, que opôs os exércitos Confederado (sul) e da União (norte), ocorreu nas imediações da cidade de Gettysburg, no estado da Pensilvânia.
A Guerra da Secessão teve como pano de fundo a divergência entre os estados do norte e do sul a respeito da abolição da escravidão. Os estados do sul, de economia agrária e escravagista, formaram os Estados Confederados da América após se separarem da União.