Na manhã de segunda-feira (9), agentes penitenciários da Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite, conhecida como Ferrugem, em Sinop (498 km de Cuiabá), frustraram uma tentativa de introduzir aparelhos eletrônicos e outros materiais ilícitos na unidade. A ação foi parte da Operação Tolerância Zero, que tem intensificado a segurança nos presídios do estado de Mato Grosso.
Os pacotes suspeitos foram lançados sobre a muralha na parte traseira da penitenciária. Ao identificar a atividade, os policiais penais agiram rapidamente, impedindo que os itens chegassem ao interior dos blocos de detentos.
Entre os materiais apreendidos estavam 13 smartphones, 11 celulares convencionais, 27 carregadores completos, 25 chips de telefonia, 10 fones de ouvido, duas caixas de som bluetooth, além de isqueiros, pacotes de fumo e massa adesiva.
De acordo com o secretário adjunto de Administração Penitenciária, delegado Vitor Hugo Bruzulato, o sucesso da operação reflete o empenho das equipes e o fortalecimento das estratégias de monitoramento. “Não vamos tolerar qualquer tentativa de burlar a lei. O sucesso dessa apreensão é fruto do compromisso e da vigilância constante dos nossos profissionais, alinhados a uma política de segurança rígida e eficaz”, afirmou.
A Operação Tolerância Zero visa combater a entrada de itens proibidos nas unidades prisionais, restringindo a atuação de organizações criminosas e reforçando a segurança do sistema penitenciário. Além disso, a operação prevê o investimento contínuo em equipamentos e capacitação profissional, buscando minimizar as brechas para atos ilícitos dentro dos presídios.
Com ações como essa, as autoridades estaduais reforçam o compromisso de manter o controle das unidades e garantir que o sistema prisional não seja um meio de facilitação para atividades criminosas.