O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) celebrou a recente aprovação de um projeto de lei em São Paulo que isenta do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) os proprietários de veículos movidos a hidrogênio, híbridos flex e a etanol.
O parlamentar, que já havia apresentado uma proposta semelhante ao Governo de Mato Grosso em 2023, espera que o Estado siga o exemplo paulista e conceda a isenção aos veículos movidos a energia limpa.
Em sua proposta, Faissal sugeriu a isenção do IPVA para carros elétricos, híbridos ou movidos a hidrogênio, com valor de mercado de até R$ 200 mil.
Ele argumentou que essa medida contribuiria para a melhoria da qualidade de vida, protegendo o meio ambiente ao reduzir a emissão de poluentes.
De acordo com o deputado, o impacto econômico da isenção seria mínimo, uma vez que a quantidade de veículos com essa tecnologia é limitada no Estado.
“São Paulo deu um passo importante e esperamos que Mato Grosso siga este exemplo, promovendo a sustentabilidade e a preservação ambiental, princípios fundamentais para as gerações presentes e futuras”, afirmou Faissal.
A proposta está alinhada com a tendência global de incentivo ao uso de energias limpas e à preservação ambiental, um tema cada vez mais relevante nas políticas públicas