Uma operação deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (11) visa desarticular uma organização criminosa que traficava drogas e armas da Bolívia para diversas regiões do Brasil.
Nomeada Succidus, a ação ocorre simultaneamente em quatro cidades: Várzea Grande, Cáceres e Porto Alegre do Norte, no Mato Grosso, além de Candeias do Jamari, em Rondônia.
A investigação, que teve início em dezembro de 2023, revelou um esquema sofisticado de transporte de drogas e armamentos escondidos em compartimentos falsos de caminhões.
O caso ganhou força quando um homem foi preso em flagrante com 155 kg de entorpecentes, um fuzil e munições em um veículo que simulava carregar sucatas.
Com base nas informações coletadas ao longo do último ano, a Justiça Estadual de Porto Alegre do Norte expediu quatro mandados de prisão preventiva e outros quatro de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos hoje.
Os integrantes da organização responderão por crimes de tráfico de drogas, associação criminosa e financiamento do tráfico, com penas que podem ultrapassar 20 anos de prisão.