Na manhã desta quarta-feira (06), uma operação conjunta das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) dos estados de Mato Grosso e Bahia cumpriu mandados de prisão preventiva e busca e apreensão em Cuiabá contra membros de uma facção criminosa baiana. A ação, realizada com apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar, teve como alvo criminosos foragidos que estariam comandando atividades ilícitas na capital mato-grossense.
Segundo as investigações, os suspeitos lideravam a logística de envio de armas e drogas para abastecimento da facção que opera na Bahia. Um dos detidos, Djavan Santos Conceição, conhecido como "Malhado" ou "Ed City", é apontado como o "Rei de Copas" no Baralho do Crime, uma ferramenta da Secretaria de Segurança Pública da Bahia que lista os criminosos mais procurados.
A operação, chamada Nexus, busca desarticular essa organização criminosa, suspeita de envolvimento em uma série de crimes, incluindo tráfico de drogas, homicídios de membros de facções rivais, duas chacinas em Lauro de Freitas (BA), além de roubo a caixas eletrônicos. Também há indícios de participação desses suspeitos na execução de policiais baianos que atuavam contra o crime organizado nas cidades de Lauro de Freitas e Camaçari.
A FICCO-MT é composta por membros da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, e atua de forma integrada para combater o crime organizado em Mato Grosso.