Uma operação integrada realizada na noite desta sexta-feira (31) fiscalizou estabelecimentos nos bairros Parque Paiaguás, Jardim Imperial e José Carlos Guimarães, em Várzea Grande. Durante as vistorias, uma tabacaria foi flagrada oferecendo um "pingômetro" – um equipamento que libera bebida alcoólica automaticamente mediante o pagamento de moedas ou notas, sem qualquer controle de idade para consumo.
O aparelho, fixado na parede e acessível a qualquer pessoa a qualquer hora do dia, funcionava como um cofre, armazenando dinheiro e bebida. O proprietário do estabelecimento foi notificado e se comprometeu a retirar o dispositivo. A Guarda Municipal de Várzea Grande (GMVG) fará uma nova vistoria para garantir o cumprimento da ordem.
Fiscalização de estabelecimentos e poluição sonora
A operação, que teve como foco principal o combate à poluição sonora em distribuidoras de bebidas e tabacarias, contou com a participação da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e fiscais de postura do município.
No total, quatro estabelecimentos foram notificados por irregularidades, mais de 50 pessoas foram abordadas, 23 veículos checados e quatro motoristas autuados por uso de som automotivo acima do permitido.
O comandante da Guarda Municipal, Juliano Lemos, destacou a gravidade da comercialização descontrolada de bebidas alcoólicas. “O que chamou atenção foi o ‘pingômetro’, instalado de forma irregular e sem controle de acesso, permitindo que até menores de idade consumissem álcool. A fiscalização retornará ao local para garantir que o equipamento seja removido”, afirmou.
A prefeita Flávia Moretti reforçou o apoio às operações integradas, garantindo a continuidade das ações em resposta às denúncias recebidas pela GMVG.