A Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) realizou, nesta terça-feira, a Operação Registro Fantasm que visa combater um esquema de uso fraudulento de logins e senhas de agentes policiais para o registro de boletins de ocorrência falsos.
Mandados de busca foram cumpridos em Cuiabá e na cidade de Chapada dos Guimarães.
As investigações começaram em março deste ano, quando uma investigadora da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá identificou o uso indevido de seu login. Um boletim de ocorrência, registrado em seu nome, relatava o roubo de uma camionete no Rodoanel de Cuiabá.
A informação era falsa, mas o veículo foi indenizado pela seguradora com base no documento fraudulento.
Durante a operação, equipes da DRCI, lideradas pelo delegado adjunto Gustavo Godoy Alevado, cumpriram mandados em endereços vinculados ao suposto proprietário do veículo em Chapada dos Guimarães e em um imóvel no bairro Santa Laura, em Cuiabá.
No local, foram apreendidos telefones celulares, documentos e mídias digitais.
A delegada Juliana Chiquito Palhares destacou a gravidade do caso: “O uso fraudulento de sistemas policiais viola a integridade institucional e prejudica a credibilidade dos serviços essenciais à população.”
Além deste caso, outros boletins suspeitos foram detectados, todos realizados fora da unidade policial da investigadora.
A Polícia Civil segue empenhada em identificar os envolvidos e responsabilizá-los judicialmente.