Em coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (13), o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou a intenção de criar um auxílio emergencial municipal no valor de R$ 1 mil, destinado às famílias mais afetadas pelos alagamentos registrados no último fim de semana.
O projeto de lei que regulamentará o auxílio deve ser enviado à Câmara de Vereadores em caráter de urgência. O objetivo é proporcionar condições mínimas para que as famílias possam adquirir itens essenciais, como armários, fogões ou colchões, restabelecendo um pouco de dignidade em meio aos transtornos causados pelas chuvas.
Levantamento das famílias beneficiada
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Defesa Civil, está realizando um levantamento para identificar o número exato de famílias que serão atendidas. Até o momento, 150 famílias foram mapeadas como as mais prejudicadas pelos alagamentos, mas o número final pode ser maior.
“Em um dia não dá para levantar uma cidade toda. [...] Não é para todos que a água entrou [na casa], é para aquelas pessoas que realmente chegaram ao limite, que não têm mais para onde correr”, explicou Abilio.
Medidas emergenciais em andamento
Enquanto o projeto de lei é desenvolvido, a Prefeitura já mobilizou recursos para distribuir cestas básicas e colchões às famílias identificadas. A iniciativa busca atender, de forma imediata, às necessidades mais urgentes enquanto o auxílio financeiro não é aprovado e disponibilizado.
Abilio destacou que está elaborando o orçamento em parceria com o secretário Marcelo Bussiki, buscando agilidade na tramitação e aprovação do projeto.
Lourenço 13/01/2025
Fiz a provocação e agora retorno para informar e agradecer ao prefeito e ao Dilemario que agora a noite foram depositados os valores dos professores pedagogos contratados
Lourenço 13/01/2025
E o salário dos professores que ele prometeu que pagaria hoje? Estão todos necessitando deste pagamento. Cadê o Dilemario que está com ele no vídeo da promessa?
2 comentários