A menos de dois meses de encerrar seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) enalteceu os avanços promovidos ao longo de seus oito anos de gestão, destacando a transformação pela qual a cidade passou. Segundo o prefeito, o tempo mostrará o impacto positivo da chamada “Era Emanuel Pinheiro”, que ele considera estar atualmente sob ataques eleitorais que, em sua visão, buscam distorcer a opinião dos cuiabanos.
Em sua avaliação, Pinheiro credita o sucesso de sua administração a uma equipe de confiança e aos servidores públicos, a quem elogia por transformarem as diretrizes administrativas em ações práticas. “Cuiabá está totalmente avançada e diferente da cidade que recebi em 2016”, afirmou, comparando o estado atual da capital ao período em que sucedeu o então prefeito Mauro Mendes, hoje governador de Mato Grosso.
Pinheiro, com uma trajetória de mais de 20 anos na política, incluindo passagens como vereador e deputado estadual, ressaltou a satisfação de atuar no Executivo. Definiu o papel de prefeito como uma “eterna lua de mel”, reforçando que cada obra e entrega, desde as menores até as mais complexas, foram realizadas com o mesmo entusiasmo. Apesar do orgulho, o prefeito confessou estar se preparando emocionalmente para deixar o cargo, um processo que descreveu como “desprendimento”.
Sobre os projetos pendentes, Emanuel mencionou, em conversa com o site RD News, o Contorno Leste, uma obra para facilitar o acesso ao Distrito Industrial e à MT-251, caminho para Chapada dos Guimarães, e o Trevo do Shopping Pantanal, que ele desejava ter concluído. Embora admita que todas as obras poderiam ter sido ainda melhores, o prefeito ressaltou não haver arrependimentos significativos.
Questionado sobre seu futuro político, Emanuel não confirmou planos, mas afirmou que continuará contribuindo com a cidade, independentemente de ocupar um cargo público. Ele sinalizou interesse em estar mais próximo da família, enquanto permanece ativo em sua profissão de advogado. Nos bastidores, no entanto, seu nome é cotado para uma possível candidatura à Assembleia Legislativa de Mato Grosso em 2026.
O fim do mandato foi marcado por desafios eleitorais. Pinheiro viu a perda de parte de sua base de apoio na Câmara Municipal e o fracasso na tentativa de eleger um sucessor. No segundo turno das eleições municipais, manteve neutralidade, sem declarar apoio aos candidatos finalistas, Abilio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT), sendo Brunini o eleito.
Emanuel Pinheiro deixa a prefeitura com um balanço misto: celebra o que chama de transformações na cidade e a dedicação ao Executivo, mas enfrenta críticas e desafios políticos que marcaram sua reta final de governo.
Clelia Maria de Oliveira 04/11/2024
Ele será lembrado por ser o Prefeito mais próximo da população e por tudo que fez por Cuiabá Parabéns Prefeito Emanuel Pinheiro!
ALAN 04/11/2024
Realmente.. um legado de operações policiais que irão virar décadas de investigação, para no fim prescrever tudo (Justiça de leilão essa de MT)...
2 comentários